Linha 4-Amarela de metrô de SP registra aumento de acidentes com uso de celular

Quem já não esbarrou em alguém por estar digitando no celular ao caminhar em uma estação de metrô? Ou viu alguém correndo nas escadas rolantes e tropeçar? Situações como essas são observadas com mais frequência, a cada dia, nas estações da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.

Com objetivo de prevenir acidentes, a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela, lança nesta segunda-feira (25), campanha para orientar passageiros a adotar pequenas mudanças em hábitos do dia a dia que resultam em um ambiente mais seguro para todos.

O número de casos de acidentes tem evoluído de forma gradativa nos últimos três anos. Neste ano, a média mensal de ocorrências está em 23,9, contra 20,8 registradas pela concessionária em 2016 e 16,3 em 2015.

“Com base nos registros, identificamos que as principais causas de acidentes são ocasionadas por hábitos considerados inofensivos como ler ou digitar no celular enquanto caminha e correr nas escadas. Quando olham para o telefone ou livro, as pessoas se distraem e acabam esbarrando e tropeçando, comenta José Luiz Bastos, gestor de Atendimento da ViaQuatro.

Entre as dicas abordadas na ação estão evitar olhar e digitar no celular ao caminhar e ficar atento ao sinal sonoro de abertura e fechamento das portas ao embarcar e desembarcar dos trens. Em dias de chuva, ter prudência, pois o piso molhado fica escorregadio. Sempre andar de mãos dadas com crianças nos trens e estações, usar o corrimão nas esteiras e escadas fixas e rolantes e, no interior dos trens, sempre segurar nas barras de apoio para evitar acidentes na aceleração e frenagem dos trens.

Para que as mensagens da campanha alcancem maior número de pessoas, pela primeira vez, a ViaQuatro adesivou as principais escadas rolantes das estações Pinheiros e Luz em toda a extensão. No total, a Linha possui 100 escadas rolantes e todas vão receber algum tipo de adesivação com mensagens de orientação.

Intervenção artística
Nesta segunda-feira, dia 25, e terça-feira, dia 26, um grupo de atores realizará intervenção artística em duas estações da Linha 4-Amarela, a fim de divertir e conscientizar os passageiros. “Informar com clareza os passageiros, comprovadamente, aumenta a percepção de alerta das pessoas e pode contribuir para evitar novas ocorrências”, afirma Bastos.

A campanha contempla também divulgação massiva em painéis e cartazes instalados em todas as estações e área interna dos carros dos trens, vídeos informativos veiculados nos monitores, localizados nas plataformas de embarque e nos trens.

Serviço: Intervenção artística – Família Burg
Data: 25 de setembro.
Local: Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela de metrô.
Horário: das 6h às 10h.

Data: 26 de setembro.
Local: Estação Luz da Linha 4-Amarela de metrô.
Horário: das 10h às 14h.

Siga-nos no Facebook!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*