
O Agente Secreto, produção brasileira comandada por Kleber Mendonça Filho, recebeu neste domingo (4) o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O troféu foi conquistado após disputa com “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Garota Canhota” (Taiwan), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sirat” (Espanha) e “Belén – Uma História de Injustiça” (Argentina).
Além da vitória do longa, o Brasil segue com chances em outra categoria da premiação: Wagner Moura, protagonista de O Agente Secreto, concorre ao título de Melhor Ator. Ele enfrenta nomes de peso como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Joel Edgerton, Ethan Hawke e Michael B. Jordan.
O Critics Choice Awards costuma ser visto pela indústria como um dos principais termômetros para o Oscar, já que seus resultados influenciam a visibilidade das produções nas etapas seguintes da temporada. A entrega das estatuetas logo no início do ano fortalece as campanhas dos estúdios em busca de indicações à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
O reconhecimento no Critics Choice reforça o caminho de O Agente Secreto rumo ao Oscar. Em 16 de dezembro, o filme foi incluído na lista de pré-indicados a Melhor Filme Internacional e a Melhor Escalação de Elenco. O país espera repetir o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, vencedor do prêmio de Filme Internacional na edição anterior do Oscar.
Com a estatueta já garantida nesta noite e a possível conquista de Wagner Moura, o Brasil mantém viva a expectativa de somar novas indicações e prêmios na temporada.

Faça um comentário