O Agente Secreto sai do Gotham Awards sem prêmios para o Brasil

O filme brasileiro O Agente Secreto e seu protagonista, Wagner Moura, deixaram o Gotham Awards sem conquistas na noite de segunda-feira, 1º de dezembro, em Nova York. A premiação, voltada ao cinema independente, marcou a abertura da temporada norte-americana de troféus.

Moura concorria a Melhor Atuação Protagonista, mas o júri escolheu o britânico Sopé Dìrísù, reconhecido por “A Sombra do Meu Pai”. Já o longa de Kleber Mendonça Filho disputava Melhor Roteiro Original, categoria vencida por “Foi Apenas um Acidente”, escrito e dirigido pelo iraniano Jafar Panahi. No mesmo dia, Panahi recebeu pena de um ano de prisão no Irã por acusação de propaganda contra o governo.

Exibido nos cinemas brasileiros desde novembro, O Agente Secreto é considerado a principal aposta nacional para o circuito internacional de prêmios. Ambientado no Recife de 1977, o enredo acompanha Marcelo, personagem que chega à capital pernambucana na semana de carnaval em busca de recomeço enquanto enfrenta eventos relacionados a seu passado.

A produção já acumula reconhecimento: na 78ª edição do Festival de Cannes, conquistou Palma de Ouro nas categorias Melhor Interpretação Masculina, Melhor Diretor, Prêmio da Crítica e Art et Essai. O desempenho em Cannes motivou a inscrição do título em diversas premiações deste fim de ano, incluindo o Gotham Awards.

Mesmo sem troféus em Nova York, o longa segue no páreo para outras cerimônias importantes. A temporada de anúncios prossegue nas próximas semanas, quando devem ser divulgadas as indicações ao Globo de Ouro, Critics Choice e, posteriormente, ao Oscar.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*