
O brasileiro Alison dos Santos voltou a brilhar no Estádio Nacional de Tóquio ao garantir a medalha de prata nos 400 metros com barreiras do Mundial de Atletismo, disputado nesta sexta-feira (19). O paulista concluiu a final em 46s84, superado apenas pelo norte-americano Rai Benjamin, que venceu com 46s52. O catariano Abderrahman Samba completou o pódio.
Apelidado de Piu, o atleta tropeçou na primeira barreira, mas recuperou ritmo na segunda metade da prova e cruzou a linha de chegada pouco atrás de Benjamin. O vencedor chegou a ser desclassificado por derrubar a barreira de sua raia e deslocar a do corredor ao lado, situação enquadrada na regra TR22.6.3 da World Athletics. Durante alguns minutos, o ouro esteve nas mãos de Alison, até que a federação dos Estados Unidos apresentou recurso e reverteu a punição.
“Queria muito o ouro, mas estou orgulhoso do que entreguei hoje”, declarou o brasileiro em nota divulgada pela Confederação Brasileira de Atletismo. Ele ressaltou o empenho da equipe de apoio na preparação para a competição.
O resultado representa uma retomada para Piu. Campeão mundial em 2022, em Eugene, ele ficou fora do pódio no Mundial de 2023, em Budapeste, quando competiu em fase final de recuperação de uma lesão no joelho. Na final desta sexta-feira, o norueguês Karsten Warholm, recordista mundial e campeão olímpico, terminou apenas em quinto lugar.
Tóquio tornou-se palco marcante na carreira do brasileiro. Foi ali que, durante os Jogos Olímpicos de 2021, ele conquistou o bronze em uma prova histórica definida por Warholm e que teve Benjamin como vice. A nova medalha, agora de prata, reforça a consistência de Alison dos Santos na elite da prova dos 400 metros com barreiras.

O desempenho de Piu garantiu a segunda medalha do Brasil neste Mundial de Atletismo. A primeira veio com Caio Bonfim, bronze nos 35 quilômetros da marcha atlética. O atleta brasiliense ainda volta à pista nesta sexta, às 21h50 (horário de Brasília), para disputar os 20 quilômetros, distância que será olímpica em Paris-2024.
Com mais uma medalha em grande competição internacional, Alison dos Santos mantém o Brasil entre as principais forças da prova e alimenta expectativas para a próxima temporada, que inclui os Jogos Olímpicos de Paris.
Faça um comentário