Brasil desce para sexto lugar no novo ranking de seleções da Fifa

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou nesta quinta-feira (18) a atualização do ranking da Fifa para seleções masculinas, que coloca a Espanha na liderança e empurra o Brasil para a sexta colocação. A equipe comandada por Lionel Scaloni, atual campeã mundial, caiu da primeira para a terceira posição, enquanto a França assumiu o segundo posto.

A movimentação na lista foi influenciada principalmente pelos resultados recentes das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No cenário sul-americano, a seleção brasileira perdeu por 1 a 0 para a Bolívia, em El Alto, a 4.150 metros de altitude. O tropeço fez o time dirigido por Carlo Ancelotti encerrar sua participação nas Eliminatórias em quinto lugar, com 28 pontos, reduzindo a pontuação no cálculo do ranking.

No lado europeu, a Espanha ganhou fôlego ao vencer a Bulgária por 3 a 0 e aplicar 6 a 0 na Turquia, ambos fora de casa. As duas vitórias garantiram pontos adicionais suficientes para superar Argentina e França e assegurar a primeira posição. A seleção francesa, por sua vez, subiu para o segundo lugar graças à combinação de seus próprios resultados positivos e da queda argentina.

Com as mudanças, o top 10 do ranking de seleções da Fifa ficou assim composto:

1º Espanha
2º França
3º Argentina
4º Inglaterra
5º Portugal
6º Brasil
7º Holanda
8º Bélgica
9º Croácia
10º Itália

Esta é a primeira vez desde 2023 que o Brasil fica fora do grupo dos cinco primeiros. O recuo reforça a necessidade de recuperação nos próximos compromissos, já que o ranking serve de referência para o cabeceamento em sorteios de fases finais de competições internacionais, além de refletir o momento das seleções no cenário global.

A próxima atualização do ranking da Fifa está prevista para outubro, após nova rodada de jogos continentais. Até lá, a seleção comandada por Ancelotti terá a chance de reagir nos amistosos agendados para as datas Fifa, em busca de pontos que possam recolocá-la entre as cinco melhores do mundo.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*