Cade autoriza compra de fatia da Azul pela United Airlines

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição de uma participação minoritária da Azul S.A. pela United Airlines Inc., conforme despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 31.

De acordo com o parecer do órgão antitruste, a operação envolve a compra, pela United Airlines, de aproximadamente US$ 100 milhões em ações ordinárias da companhia brasileira. O investimento elevará os direitos econômicos da empresa norte-americana na Azul de 2,02% para cerca de 8%.

A transação é parte do processo de reestruturação societária da Azul nos Estados Unidos, conduzido sob o capítulo 11 da legislação de falências norte-americana. Iniciado voluntariamente pela empresa em maio de 2025, o procedimento tem como objetivos reduzir o endividamento financiado e reforçar a liquidez de curto prazo, além de prever a emissão de novos papéis no mercado.

Segundo o parecer do Cade, o aumento da participação da United ocorrerá por meio de duas emissões coordenadas. A primeira é uma oferta pública no valor de US$ 650 milhões já aprovada judicialmente. A segunda corresponde a um aporte direcionado a parceiros estratégicos, categoria na qual a United está incluída.

Em documento encaminhado à autoridade de defesa da concorrência, as companhias afirmam que a entrada adicional de capital “visa assegurar recursos imediatos para a continuidade das operações e para a implementação do plano de recuperação financeira”. O Cade concluiu que a operação não traz riscos relevantes à competição no setor aéreo brasileiro, motivo pelo qual dispensou a aplicação de restrições.

Com a decisão favorável, a United Airlines reforça sua posição de acionista na Azul, enquanto a aérea brasileira obtém uma fonte adicional de financiamento para avançar no plano de reestruturação em curso.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*