Caetano Veloso convoca novo ato musical em Copacabana neste domingo

Artistas de diferentes gerações se reúnem neste domingo, 14 de dezembro, na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, para o “Ato Musical 2: o Retorno”, mobilização convocada pelo cantor e compositor Caetano Veloso. O objetivo, segundo os organizadores, é pressionar o Congresso Nacional após a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Veloso afirma que a manifestação pretende “devolver o Congresso para o povo” e critica a pauta legislativa recente. “Essa lista para mim é muito importante porque ela realmente se refere a tudo que apareceu como escandalosamente problemático na atitude do Congresso, da Câmara dos Deputados”, disse o artista. Entre as reivindicações estão a investigação das chamadas emendas Pix, mais transparência no caso Master e respeito ao decoro no Supremo Tribunal Federal.

O ato marca a segunda grande mobilização liderada por Caetano em 2025. A primeira, realizada em setembro, contestou a PEC da Blindagem e a tentativa de anistia a condenados por participação em um plano golpista. Desta vez, o evento contará com apresentações de Gilberto Gil e Paulinho da Viola, além de participações esperadas de Duda Beat, Emicida, Fernanda Abreu, Baco Exu do Blues, Xamã, Lenine e Tony Bellotto.

Além do Rio de Janeiro, atos semelhantes estão programados para Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Recife, Porto Velho, Rio Branco, Goiânia e Brasília. Em São Paulo, a concentração ocorrerá em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, a partir das 14 h. As manifestações são articuladas por artistas, parlamentares e influenciadores alinhados à esquerda.

Veloso, conhecido apoiador de Ciro Gomes, declarou ter iniciado o movimento para “desidratar” a corrida presidencial do pedetista, concentrando esforços na pressão popular sobre o Legislativo. “Rio de Janeiro nas ruas. Vamos devolver o Congresso para o povo”, concluiu o cantor em sua mensagem de convocação.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*