Carrefour troca diretoria no Brasil e traz francês como vice-CEO

Fachada de uma loja Carrefour com sinal luminoso azul e carros estacionados na frente, símbolo de troca de diretoria no Brasil com introdução de francês como vice-CEO.

O Grupo Carrefour Brasil anunciou a reestruturação de sua cúpula executiva com o objetivo de simplificar processos e aumentar a eficiência nas frentes de varejo, transformação e imobiliária. As mudanças entram em vigor em 5 de janeiro e terão um período de transição até 31 de janeiro, conforme comunicado interno assinado pelo CEO Pablo Lorenzo.

A principal novidade é a chegada de Julien Munch, atual diretor de operações (COO) do Carrefour na França, que assumirá a função de deputy-CEO — posição equivalente a vice-CEO. Ele ficará responsável pelas operações das bandeiras Carrefour, Sam’s Club e pela área imobiliária, reportando-se diretamente a Lorenzo. No grupo desde 2021, Munch foi CEO na Romênia por três anos antes de migrar para a operação francesa em 2024.

Com a remodelação, o cargo de Chief Transformation Officer (CTO), exercido por Marcelo Tardin desde 2022, será extinto. As atividades de finanças e recursos humanos do centro de serviços compartilhados passam a ser lideradas por Berengere Guillemin, que deixou a matriz na França para assumir a diretoria financeira no Brasil em outubro, e por Viviane Gaspari.

Áreas de segurança, prevenção de riscos e licenciamento ficarão sob o comando de Nelcina Tropardi, presidente do conselho de administração. Já o projeto de simplificação operacional “Sempre Simples” será conduzido por Aydes Marques, vice-presidente de Digital.

Serão desligados da companhia José Rafael Vasquez, até então diretor-presidente do Sam’s Club e do segmento de varejo, além de Marcelo Tardin e Liliane Dutra, responsável pela divisão imobiliária. “Os movimentos recentes fazem parte da reorganização da empresa com foco em simplificação e integração das operações”, informou a varejista em nota.

Nomeado CEO do Carrefour Brasil em julho, Pablo Lorenzo reiterou em entrevista recente que pretende, até 2026, ampliar o uso de inteligência artificial para prever comportamento de consumo, aumentar a participação de fornecedores locais e abrir até 20 novas lojas.

Fundado em 1975 e sediado em Barueri (SP), o grupo soma 120 mil funcionários, 763 supermercados de varejo alimentar, 104 postos de combustíveis, 98 drogarias e 49 centros de distribuição. Entre os principais concorrentes estão Assaí, Grupo Pão de Açúcar e redes regionais. O faturamento em 2024 atingiu R$ 120,6 bilhões.

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