Enem 2025 registra presença de 70% dos 4,8 milhões inscritos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que aproximadamente 70% dos 4,81 milhões de candidatos confirmados compareceram aos dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025), realizados em 9 e 16 de novembro. O índice de abstenção no primeiro domingo foi de 27%.

Em coletiva na sede do Inep, em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o percentual de presença é semelhante ao registrado em edições anteriores. Ele também confirmou que o gabarito oficial do segundo dia será divulgado na próxima quinta-feira, 20 de novembro, e que os resultados finais sairão em janeiro de 2026.

Cerca de 1,7 mil candidato foi eliminado por descumprir regras do exame, número preliminar abaixo da média histórica, segundo o instituto. A aplicação ocorreu em 12 mil locais distribuídos por 1.805 municípios, somando 165 mil salas de prova. Todas as salas foram equipadas com detectores de metais, medida adotada para coibir fraudes. Mais de 585 mil colaboradores participaram da logística do exame.

No segundo domingo, os participantes responderam questões de matemática e ciências da natureza. Pela primeira vez, o Enem usou a metodologia testlet, que reúne itens relacionados a um mesmo texto de apoio. Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, o formato “melhora a avaliação do letramento dos estudantes”.

Ocorrências pontuais marcaram a aplicação. Um tiroteio na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, impediu candidatos de realizarem a prova no Ciep 173 Rainha Nzinga Angola; esses participantes farão a reaplicação em 17 de dezembro. Problemas logísticos, desastres naturais ou doenças contagiosas também garantem direito a nova aplicação, que poderá ser solicitada na Página do Participante entre 17 e 21 de novembro. A reaplicação ocorrerá em 16 e 17 de dezembro.

O exame foi suspenso em Rio Bonito do Iguaçu (PR) após um tornado destruir 90% do município em 7 de novembro. Candidatos afetados poderão solicitar a reaplicação no mesmo prazo.

Em função da COP 30, os inscritos de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) farão as provas excepcionalmente em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Camilo Santana anunciou ainda mudanças a partir de 2026. O Enem passará a ser utilizado como instrumento oficial de avaliação do ensino médio, substituindo o Saeb nessa etapa. “Teremos estudantes mais motivados e um retrato preciso da qualidade da educação básica”, afirmou Manuel Palacios. O Inep já concluiu estudos técnicos para viabilizar a alteração.

O ministério também solicitou ao Inep um levantamento sobre a aplicação do Enem 2026, em português, nas capitais Buenos Aires, Assunção e Montevidéu, com possibilidade de formato digital. O parecer deverá ser apresentado até março de 2026.

Este ano, o Enem voltou a permitir a certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que atinjam a pontuação mínima. Quase 100 mil pessoas indicaram interesse nessa modalidade. Alunos concluintes de 2025 que participarem dos dois dias de prova e estiverem inscritos no programa Pé-de-Meia poderão receber incentivo adicional de R$ 200.

As notas do Enem 2025 poderão ser usadas para ingresso em universidades públicas, bolsas pelo ProUni, financiamento pelo Fies e outras oportunidades acadêmicas no Brasil e em Portugal.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*