
Os participantes do Enem 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba farão o primeiro dia de prova no próximo domingo, 30 de novembro. A mudança no calendário nessas três cidades paraenses foi necessária por causa da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que ocorrerá na capital.
O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informa o local de aplicação de cada candidato. No domingo, serão avaliados os conhecimentos de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de ciências humanas. A redação trará tema inédito, porém seguirá a mesma matriz de correção utilizada na aplicação regular.
O segundo dia está marcado para 7 de dezembro, quando serão realizadas as provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, conforme previsto no edital.
Isonomia garantida pela TRI
O Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para equiparar a dificuldade das diferentes aplicações e assegurar que todos tenham notas comparáveis. Segundo o instituto, “o modelo mede a coerência das respostas do participante em relação ao grau de dificuldade de cada questão”.
Números do Pará
O estado registrou 289.392 inscrições confirmadas. Entre elas, 185.823 são de candidatos autodeclarados pardos, 34,9 mil de pretos e 2,7 mil de indígenas. Concluintes do ensino médio somam mais de 83,6 mil, dos quais 71,59% estudam em escolas públicas.
Nos municípios com calendário diferenciado, Belém concentra 82.478 inscritos; Ananindeua, 26.415; e Marituba, 4.614.
Reaplicação e benefícios
Quem não comparecer em 30 de novembro ou 7 de dezembro por problema logístico ou condição de saúde listada em edital poderá solicitar a reaplicação entre 8 e 12 de dezembro. Os pedidos serão avaliados individualmente pelo Inep.
Estudantes concluintes participantes do programa Pé-de-Meia que fizerem as duas provas terão direito a incentivo adicional de R$ 200, depositado em conta da Caixa Econômica Federal.
Resultados e uso da nota
O resultado final do Enem 2025 será divulgado em janeiro, em data que ainda será confirmada. As notas permitem o acesso a universidades públicas, bolsas em instituições privadas, financiamento estudantil, ingresso em universidades portuguesas, certificação do ensino médio e autoavaliação para treineiros.
Mais informações estão disponíveis na Página do Participante e no Painel do Enem 2025, no portal do Inep.

Faça um comentário