Rio sedia evento debate turismo sustentável em cidades pelo país

Rio de Janeiro recebe, de terça-feira (23) a quinta-feira (25), o terceiro Seminário de Turismo Sustentável (Situs). O encontro acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e discutirá de que maneira a conservação ambiental e a valorização do patrimônio cultural podem gerar benefícios econômicos e sociais para centros urbanos.

Entre os palestrantes está a delegada do governo da Catalunha no Brasil, Paula Mèlich Bonet. Ela apresentará a experiência de Barcelona, cidade que lida com elevado fluxo de visitantes e, consequentemente, pressões sobre moradia, custo de vida e convivência nos bairros. “Barcelona é um símbolo global do turismo urbano e também pode ser referência na transição para um modelo consciente, habitável e regenerativo, onde turismo e qualidade de vida caminhem juntos”, afirma.

De acordo com Paula, o governo catalão vem atuando em quatro frentes:

  • Regulação de imóveis para temporada, restringindo novas licenças a plataformas como Airbnb em áreas já saturadas e estimulando a volta de apartamentos ao uso residencial permanente.
  • Estratégia de turismo responsável, lançada em 2023, que prioriza o bem-estar dos moradores, o equilíbrio territorial e a corresponsabilidade do setor.
  • Descentralização de atrações, com investimentos em turismo rural, cultural e natural em todas as regiões da Catalunha para redistribuir visitantes e renda.
  • Participação cidadã e dados, por meio do Observatório do Turismo, que monitora percepções da população e serve de base para políticas públicas.

O presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe (Intus), Ricardo Carvalho, destaca que o conceito de turismo sustentável une preservação e desenvolvimento. “Preservar a cultura de uma cidade gera prosperidade”, resume.

Com programação que inclui painéis, oficinas e rodadas de negócios, o seminário reúne autoridades, pesquisadores e representantes da cadeia produtiva para trocar experiências e apresentar soluções que equilibrem atividade turística, conservação ambiental e qualidade de vida urbana.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*