
De 26 a 28 de novembro de 2025, o Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, receberá a Expominério 2025, apontada como o maior encontro de mineração do Centro-Oeste. Além de promover negócios, a feira dedica-se a temas centrais da mineração sustentável, tecnologia e responsabilidade socioambiental, refletindo a fase de transformação vivida pelo setor brasileiro, que movimentou R$ 270 bilhões em 2024.
A programação concentra 17 painéis divididos entre os auditórios Minerais e Flores. Estarão presentes especialistas nacionais e estrangeiros, empresas, cooperativas, universidades, órgãos reguladores e representantes governamentais. Os debates abrangem minerais críticos, transição energética, regulação ambiental, pesquisa mineral, agregados para construção civil, desenvolvimento territorial, diversidade operacional e desafios tributários.
Para o organizador Humberto Paiva, o formato sinaliza uma evolução do encontro. “Reunir 17 painéis em três dias reforça o propósito da Expominério de ser um espaço real de construção de conhecimento e diálogo qualificado”, afirma.
A abertura ocorre quarta-feira, 26/11, às 8h, com ciclo de palestras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Na sequência, o primeiro bloco discute minerais estratégicos para a transição energética, governança mineral, mineração de gemas, inclusão socioambiental e tributação do setor.
Na quinta-feira, 27/11, ganham destaque a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, relacionamento com comunidades, uso de energia solar na mineração e tecnologias voltadas à eficiência operacional. O dia termina com palestra magna do professor Fernando Landgraf, da USP, especialista em materiais e inovação para a cadeia mineral.
Também na quinta-feira, um auditório exclusivo abrigará o encontro temático “Mercúrio: Olhando Juntos para o Futuro”, coordenado pelo Instituto Escolhas. A diretora de Pesquisa da entidade, Larissa Rodrigues, defende o debate. “Precisamos falar sobre o fim do uso do mercúrio. A transição para o ouro livre do metal exige diálogo franco e alternativas concretas”, destaca.
O último dia, 28/11, aborda investimentos e mercado do ouro, políticas públicas para a mineração em Mato Grosso, avanços no mapeamento geológico, reaproveitamento de rejeitos na produção de minerais críticos e agregados para a construção civil. As atividades se encerram às 22h com reflexões sobre empregabilidade e desenvolvimento socioeconômico gerado pela atividade mineral.
A Expominério 2025 é organizada pela DPH e conta com patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Recebe ainda apoio de instituições como Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais (IBGM), Instituto Escolhas, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Singemat, Sindiminério e Câmara de Comércio Brasil-Canadá.
Local: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT).
Data: 26 a 28 de novembro de 2025.

Faça um comentário