Festival do Rio inicia hoje com 300 filmes em 20 salas

Logotipo do Festival do Rio com tema de óculos de sol em fundo laranja, anunciando o início do evento com 300 filmes em 20 salas de cinema.

A 27ª edição do Festival do Rio começa nesta quinta-feira (2) e leva às telas da capital fluminense uma programação de 300 produções, entre curtas e longas-metragens. Até 12 de outubro, as exibições ocupam mais de 20 salas de cinema, acompanhadas de debates, sessões especiais e do Rio Market, um dos maiores mercados audiovisuais do país.

O evento, marcado por um ano de destaque para o cinema brasileiro em premiações internacionais, reserva espaço de peso para a produção nacional: são 120 títulos do Brasil, boa parte inédita no circuito comercial. As mostras Panorama Mundial, Expectativa, Itinerários Únicos e Midnight Movies reúnem outros 180 filmes estrangeiros que conquistaram visibilidade em festivais como Cannes, Berlim e Veneza.

Entre as estreias, chama atenção o documentário Da Lata 30 anos, que marca a entrada da cantora Fernanda Abreu no audiovisual. Com direção de Paulo Severo, o filme aproveita registros de 1995 sobre a criação do álbum Da Lata e intercala mais de 30 depoimentos de músicos, produtores e artistas visuais. “Ele tinha um material riquíssimo e inédito das gravações no Rio e em Londres”, explicou Fernanda Abreu. Participam dos relatos nomes como Hermano e Herbert Vianna, Lenine e Charles Gavan.

Além do filme, a artista lança simultaneamente uma edição em vinil do disco e um livro de arte com fotos de Walter Carvalho, textos de Marcelo Tas e Hermano Vianna, além de memorabilia de turnês e bastidores. Segundo Fernanda, revisitar o projeto mostrou que “o disco não envelheceu” na combinação de samba e funk carioca, gênero que estava surgindo no país à época.

O Festival do Rio mantém sua tradição de vitrine internacional e ponto de encontro da indústria. Profissionais participam de rodadas de negócios, painéis sobre financiamento e palestras técnicas no Rio Market. A organização do evento reforça que a diversidade de gêneros e origens dos filmes busca refletir o momento de renovação criativa vivido pelo setor audiovisual brasileiro.

A programação completa, com datas, locais de exibição e venda de ingressos, pode ser consultada no site oficial do festival.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*