
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta segunda-feira instabilidade acompanhada de ventos intensos no litoral que vai do Rio Grande do Sul ao Paraná. Após um fim de semana de precipitações volumosas, novas pancadas isoladas podem ocorrer em toda a Região Sul.
No Sudeste e no Centro-Oeste, também há possibilidade de chuva moderada a forte, com exceção do norte mineiro e do extremo norte capixaba. Segundo o Inmet, a origem dessa instabilidade é uma frente fria que se desloca pelo país, afetando com maior intensidade os estados do Sul.
Em Santa Catarina, a Defesa Civil informou que a condição para chuva persiste entre o Meio-Oeste e o litoral durante todo o dia. “O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas, principalmente alagamentos e enxurradas pontuais”, alertou o órgão. A formação de um ciclone extratropical em alto-mar, distante da costa, deve reforçar ventos do quadrante sul com rajadas entre 50 e 60 km/h ao longo do litoral catarinense e gaúcho.
Os institutos de meteorologia estimam que o tempo instável se estenda pelo menos até quinta-feira (20). Previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam acumulados expressivos no interior do Paraná e em áreas litorâneas, com destaque para o Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro a partir de quarta-feira. Para o leste de Minas Gerais, a expectativa é de chuva significativa entre os dias 19 e 20.
Na Região Norte, inclusive em Belém (PA), o dia deve permanecer com muitas nuvens e pancadas isoladas entre a tarde desta segunda e terça-feira, com tendência de melhoria na quarta. Mais a leste, em São Luís (MA), a previsão indica céu encoberto amanhã, com indicativo de tempo mais firme a partir de terça-feira.
Em todo o período, a palavra de ordem é atenção para a possibilidade de chuva forte, ventos intensos e ocorrências como alagamentos, especialmente nas áreas onde o solo já se encontra encharcado.

Faça um comentário