
A 30ª edição do Futurecom, considerado o maior evento de conectividade e inovação da América Latina, reunirá executivos e especialistas de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, para discutir como o Brasil pode ampliar sua infraestrutura tecnológica sem perder de vista metas ambientais em uma era marcada pela Inteligência Artificial (IA).
O encontro colocará em evidência a atração de investimentos para data centers, a busca por eficiência energética e o equilíbrio entre transformação digital e responsabilidade ambiental. Logo no dia 1º de outubro, às 17h, a Plenária 1 recebe o painel “Data Centers: o Brasil como um polo estratégico”. Victor Arnaud (Equinix), Alessandro Lombardi (Elea Digital), Matheus Rodrigues (Deloitte) e André Busnardo (Tecto Data Centers) vão abordar políticas de incentivo, serviços em nuvem, segurança cibernética, soberania de dados e impacto ambiental.
Na tarde de 2 de outubro, também na Plenária 1, o debate “Infraestrutura para IA: construindo uma base sólida para IA do amanhã” ocorre às 14h. A moderação será de Mauro Andreassa (ABNT/IEC) e o painel reúne Ricardo Tadao Koyama (Tata Consultancy Services), Rodrigo Radaieski (Ascenty), Carlos Bruno Andrade de Queiroz (Transpetro), Cristiane Tarricone (TGT) e Leonardo Mendes (Cogna), que discutirão exigências de computação de alto desempenho, machine learning e novos padrões de conectividade.
O consumo de energia relacionado a data centers e soluções de IA ganhará espaço às 16h do mesmo dia, na Plenária 3. O painel “CanalEnergia: eficiência energética x expansão digital” contará com Fabiana Pasquot Polido (Serena Energia) e Luiz Viana (Thymos Energia), examinando formas de alinhar expansão digital a fontes renováveis.
Para Fernando DAscola, head do Portfólio de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets, organizadora do evento, “o Brasil tem a oportunidade de liderar a transformação digital com responsabilidade”. Segundo ele, investimentos em infraestrutura robusta precisam estar associados a metas de redução de consumo e emissões.
As discussões ocorrem em sintonia com a agenda global de sustentabilidade, que terá novo foco em novembro, durante a COP30 em Belém (PA), quando financiamento climático, descarbonização e preservação da Amazônia voltam ao centro das atenções.
O Futurecom 2025 ocupará mais de 25 mil m², receberá 300 marcas expositoras e dividirá seu congresso em três trilhas: Future Congress (conectividade e aplicações em setores como saúde e agronegócio), Future Cyber (governança e proteção de dados) e Future Gov (inovação no serviço público, educação digital e modernização urbana).
Serviço
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo (SP)
Datas: 30 de setembro a 2 de outubro
Informações: www.futurecom.com.br
Faça um comentário