Fuvest 2026: uberização e CLT marcam prova da primeira fase

A primeira etapa do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) foi aplicada neste domingo, 23 de novembro, mobilizando 111.480 inscritos que disputam 8.147 vagas. A primeira fase da Fuvest 2026 contou com 90 questões de múltipla escolha distribuídas entre disciplinas do ensino médio e interpretação de textos.

Entre os temas contemporâneos abordados, chamou atenção a presença da uberização do trabalho e da recente percepção negativa, entre jovens, dos empregos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As perguntas trataram das transformações no mercado brasileiro, exigindo do candidato leitura crítica sobre novas formas de contratação e a informalidade estimulada por plataformas digitais.

A prova também incluiu questão sobre o papel de professores na conscientização acerca das diferenças sociolinguísticas do país, destacando variações regionais do português e seus impactos sociais. Outro enunciado citou “Verdade Tropical”, livro de memórias do cantor Caetano Veloso, explorando relações entre cultura, identidade nacional e linguagem.

No bloco dedicado às leituras obrigatórias da Fuvest, apenas “Nebulosa”, de Narcisa Amália, não apareceu nesta fase. “Caminho de Pedras”, de Rachel de Queiroz, foi a obra mais explorada, surgindo em diferentes questões de literatura e interpretação de texto.

Aplicada em todo o estado, a avaliação manteve o formato tradicional com duração de cinco horas. O gabarito oficial deve ser divulgado pela Fundação Universitária para o Vestibular ainda nesta semana. Os candidatos que alcançarem a nota de corte serão convocados para a segunda fase, marcada para janeiro, composta por provas discursivas específicas a cada carreira.

Considerado um dos processos seletivos mais concorridos do país, o vestibular da USP é porta de entrada para cursos em todas as áreas do conhecimento. A divulgação dos aprovados em primeira chamada está prevista para março de 2026.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*