Greve de controladores da NAV Brasil pode impactar voos em diversos aeroportos do país

Controle de tráfego aéreo na Torre de controle de aeroporto com avião decolando ao fundo, ilustrando possível impacto na aviação devido à greve dos controladores da NAV Brasil.
Foto: Ilustrativa

Os colaboradores da NAV Brasil, empresa estatal responsável pela navegação aérea no país, decidiram realizar uma greve parcial nos dias 24, 26 e 30 de setembro, além de 2 de outubro. A deliberação foi aprovada em assembleia promovida pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV).

As interrupções nas atividades dos controladores de voo ocorrerão em dois turnos: das 11h às 12h e das 15h às 16h.

Motivos da mobilização

A greve é uma resposta ao não cumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025. Entre as reivindicações estão a assistência à saúde e benefícios relacionados à formação e proficiência em inglês. Além disso, os trabalhadores exigem a implementação total do Plano de Cargos e Salários (PCS) e a realização de novos concursos públicos, uma vez que, segundo o sindicato, não houve reposição de controladores nos últimos 14 anos.

Serviços não afetados

Os representantes dos trabalhadores garantem que a greve não comprometerá os serviços essenciais à segurança dos voos, como a separação de tráfego aéreo e o controle durante a aproximação e pouso. Apenas serviços administrativos e de suporte, como parte da meteorologia aeronáutica, planejamento e informações de voo, serão suspensos.

Impacto nos aeroportos

A paralisação pode causar atrasos pontuais em aeroportos de grande movimento, como Guarulhos e Campinas (SP), Santos Dumont e Macaé (RJ), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Londrina (PR) e Joinville (SC). A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL) alertou para o “desgaste extremo” da situação, que pode representar um risco para a qualidade dos serviços de navegação aérea a médio prazo.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*