
Um homem foi detido em Auckland, maior cidade da Nova Zelândia, após furtar um ovo Fabergé verde cravejado de diamantes de uma joalheria de alto padrão e, em seguida, engolir a peça para tentar ocultar a prova do crime.
O caso ocorreu na última semana, de acordo com a agência AFP. Avaliado em cerca de US$ 20 mil, o equivalente a R$ 106 mil, o objeto ainda não foi recuperado. A polícia informou que, por ter sido ingerido, o item de luxo precisará ser retirado por procedimento médico ou aguardar que seja expelido de forma natural.
A peça roubada é uma edição especial inspirada no filme “007 Contra Octopussy”, lançado em 1983 e protagonizado por James Bond. O exterior reproduz o design visto no longa-metragem: estrutura em ouro 18 quilates, adornada com safiras azuis e diamantes brancos em padrão floral.
O que é um ovo Fabergé?
Os ovos Fabergé são joias decorativas criadas entre 1885 e 1917 pelo ourives de origem germano-báltica Peter Carl Fabergé. Produzidos para a corte imperial russa, os objetos tornaram-se símbolos de luxo por apresentarem minucioso trabalho artesanal e esconderem “surpresas” em seu interior, como miniaturas e pedras preciosas. O primeiro exemplar foi encomendado pelo czar Alexandre III para presentear a esposa, Maria Feodorovna, estabelecendo uma tradição de Páscoa que se estendeu por décadas.
No total, menos de 70 ovos imperiais foram fabricados, fato que contribui para a alta valorização no mercado de colecionadores. Edições modernas, como a inspirada em James Bond, buscam manter a atenção ao detalhe que consagrou os originais.
Até o momento, não há previsão de quando o ovo Fabergé engolido pelo suspeito será recuperado. O homem permanece sob custódia e deverá responder por furto qualificado.

Faça um comentário