Inmet emite alerta vermelho no RS por ciclone extratropical hoje

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (9), alerta vermelho de grande perigo para o Rio Grande do Sul em função da passagem de um ciclone extratropical acompanhado de frente fria. O aviso permanece válido até 23h59 e prevê chuva acima de 100 mm, rajadas de vento, queda de granizo e risco de alagamentos, interrupção de energia e queda de árvores.

De acordo com o órgão, o alerta cobre as regiões Serrana, Sul, Norte e Central do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre e todo o litoral gaúcho. Em nota, o Inmet orienta a população a buscar abrigo em locais seguros e evitar deslocamentos desnecessários.

Paraná e Santa Catarina também estão sob monitoramento. Para esses estados o instituto manteve alerta laranja, de perigo, válido para as áreas central, sul e leste, inclusive as faixas litorâneas. Nessas localidades são esperados volumes elevados de chuva e ventos intensos, embora com menor severidade que no território gaúcho.

Estragos em Flores da Cunha

Os primeiros efeitos do sistema foram registrados na noite de segunda-feira (8) em Flores da Cunha, a 145 km de Porto Alegre. O ciclone extratropical provocou destelhamentos e avarias em diversos pontos do município, principalmente na localidade de Travessão Alfredo Chaves, na área rural. Segundo a prefeitura, não houve feridos.

Levantamento inicial aponta danos na quadra comunitária, no telhado da Capela São João Batista, em três vinícolas e em outros estabelecimentos comerciais. Cerca de 60 residências foram afetadas, deixando mais de 5 mil consumidores sem eletricidade. Aproximadamente 2 mil moradores sofreram algum tipo de impacto direto.

A administração municipal informou ainda a destruição de estufas, derrubada de vinte parreirais e prejuízos no refeitório de uma escola e em um hospital. Na manhã desta terça, equipes das secretarias de Agricultura e de Obras concluíram a desobstrução das estradas, e não havia bloqueios ativos no início da tarde. As aulas na rede municipal foram mantidas.

Orientações dos órgãos de defesa

A Defesa Civil estadual reforçou que o estado de alerta permanece e recomendou que moradores acompanhem boletins oficiais. “É fundamental que a população siga as orientações e procure locais elevados em caso de inundação”, ressaltou o órgão em comunicado.

O Inmet aconselha desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia se houver incidência de raios, além de evitar enfrentar o mau tempo. Em áreas de risco, o órgão recomenda acionar imediatamente a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*