Liniker soma três troféus e lidera vitórias brasileiras no Grammy

Liniker foi o principal nome brasileiro na 26ª edição do Grammy Latino 2025, realizada na noite de quinta-feira, 13, em Las Vegas, Estados Unidos. A cantora conquistou três troféus nas categorias dedicadas à língua portuguesa e tornou-se a artista do país com mais prêmios na cerimônia.

O álbum “Caju” garantiu a vitória em duas disputas: Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. Já a faixa “Veludo Marrom” levou o prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa. Ao receber esse último reconhecimento, Liniker ressaltou a dificuldade de ocupar espaço como mulher trans no Brasil. “Ser travesti compositora, no Brasil que mata a gente, é difícil demais. Então, que cada vez mais a nossa história possa ser contada e celebrada como hoje”, declarou.

Além de Liniker, outros artistas do país também foram lembrados pela Academia Latina da Gravação. João Gomes, Mestrinho e Jota.pê venceram em Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com “Dominguinho”. Na divisão destinada à Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira, Luedji Luna foi escolhida por “Um Mar Pra Cada Um”.

O grupo BaianaSystem recebeu o troféu de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo disco “O Mundo Dá Voltas”. Na vertente gospel, Eli Soares venceu em Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa com “Memóri4s (Ao Vivo)”.

O sertanejo também teve espaço: a dupla Chitãozinho & Xororó ganhou Melhor Álbum de Música Sertaneja por “José & Durval”. Em samba e pagode, o Sorriso Maroto foi premiado por “Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 – Homenagem ao Fundo de Quintal”, gravado em Londres.

No segmento internacional, o prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz terminou dividido. O bandolinista brasileiro Hamilton de Holanda foi contemplado pelo trabalho “Trio Live in NYC”, enquanto o cubano Chuco Valdés recebeu o mesmo reconhecimento por “Cuba and Beyond”.

Com a conquista tripla, Liniker reforça sua presença na cena musical e destaca a participação brasileira no Grammy Latino 2025, que mais uma vez evidenciou a diversidade de estilos produzidos no país.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*