Lula sinaliza veto a projeto que reduz penas de 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (11) que analisará o PL da Dosimetria — proposta que diminui punições para acusados de envolvimento nos ataques de 8 de Janeiro — somente quando o texto chegar ao Palácio do Planalto, mas declarou que Jair Bolsonaro “precisa pagar” pelo que classificou como tentativa de golpe.

Em entrevista ao Portal Uai, de Minas Gerais, Lula disse que tomará a decisão “eu e Deus, sentado na minha mesa”. Segundo o petista, “ele tem que pagar pela tentativa de destruir a democracia que fez neste país”.

O projeto foi aprovado na madrugada de quarta-feira (10) pela Câmara dos Deputados e segue agora para o Senado. Batizado de PL da Dosimetria, o texto substitui a ideia de anistia ampla e estabelece redução de penas para Bolsonaro e demais réus pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em 2023.

Integrantes do governo afirmam que a tendência é o veto integral ao projeto, caso o Senado mantenha o conteúdo aprovado pelos deputados. Ainda assim, Lula destacou que aguardará o trâmite legislativo: “Deixa o Poder Legislativo se manifestar. Quando chegar na mesa do Poder Executivo, eu vou tomar minha decisão”.

O presidente comparou a postura de Bolsonaro após a derrota eleitoral com comportamentos de outros partidos que aceitaram resultados das urnas. Para Lula, se o ex-chefe do Executivo tivesse reconhecido a votação, “não estaria enfrentando processos e poderia concorrer nas próximas eleições”.

Durante a mesma entrevista, o petista minimizou a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Planalto em 2026. “Vejo toda hora surgirem nomes diferentes. Quem inventa muito nome é porque não tem nenhum”, afirmou, prevendo derrota da oposição no próximo pleito.

Flávio anunciou a intenção de disputar a Presidência na semana passada, chegou a dizer que teria “um preço” para desistir e depois voltou atrás, declarando a candidatura “irreversível”. O senador viajou a São Paulo em 4 de abril para informar a decisão ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A discussão sobre o veto de Lula ao PL da Dosimetria deve se intensificar no Senado. Caso o texto avance sem mudanças, caberá ao presidente confirmar ou barrar a redução de penas para os investigados pelos atos de 8 de Janeiro.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*