Morre aos 88 anos o escritor e humorista Luis Fernando Verissimo

Foto de Luis Fernando Verissimo, renomado escritor e humorista brasileiro, sorrindo em entrevista ou evento, em homenagem a sua contribuição para a literatura e humor.
Foto: Arquivo

O escritor, humorista e dramaturgo Luis Fernando Verissimo morreu neste sábado (data informada como 88 anos de idade) em Porto Alegre, informou a família. O autor estava internado havia cerca de três semanas na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, onde tratava uma pneumonia.

Nascido em 26 de setembro de 1936, na capital gaúcha, Verissimo era filho do também consagrado escritor Erico Verissimo. Parte da infância foi vivida nos Estados Unidos, período em que acompanhou o pai. Ao longo da vida, enfrentou problemas de saúde, incluindo doença de Parkinson, complicações cardíacas e um acidente vascular cerebral em 2021, que lhe deixou limitações motoras e de fala.

Com carreira iniciada como revisor e tradutor, Verissimo publicou o primeiro livro, “O Popular”, em 1973. Desde então, lançou mais de 70 obras e alcançou a marca de 5,6 milhões de exemplares vendidos. Entre seus personagens mais lembrados estão Ed Mort (1979) e O Analista de Bagé (1981). O escritor também criou a coletânea “Comédias da Vida Privada” (1994), adaptada para série pela Rede Globo, e assinou roteiros para o programa de humor “TV Pirata”.

Além da produção literária, Verissimo manteve colunas em veículos como O Estado de S.Paulo, O Globo e Zero Hora, onde exercia seu característico olhar satírico sobre política, cotidiano e comportamento. Reconhecido como um dos principais cronistas do país, ele combinava humor e crítica social em textos de leitura acessível.

O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa, três filhos e dois netos. Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*