Negras Melodias Show encerra 4ª edição com música e dança negra

O Teatro de Contêiner, na Rua dos Gusmões, 43, recebe na próxima quinta-feira, 18 de dezembro, às 18h, o encerramento da quarta edição do Negras Melodias Show. A programação final reúne os coletivos AFROJAM-SP e House of Zion, em apresentações gratuitas que combinam música negra contemporânea, danças urbanas e interpretação em Libras.

Criado em 2021, o Negras Melodias Show promove shows e entrevistas intimistas com artistas pretos e pretas que atuam na capital paulista, destacando a diversidade de sonoridades e experiências ligadas à música negra. A quarta temporada manteve o foco em visibilidade e fortalecimento de criadores, oferecendo espaço para ritmos que vão do soul ao samba-rock.

Um dos destaques da noite será a AFROJAM-SP. Fundado em janeiro de 2019 no espaço Mundo Pensante, no Bixiga, o coletivo conquistou notoriedade por celebrar a cultura afro-brasileira em palcos como Casa Natura Musical, Festival Feira Preta e unidades do Sesc. Em 2024, realizou edições temáticas dedicadas a Djavan, Tim Maia, Alcione e Liniker, reforçando seu papel de plataforma para artistas negros. “Nosso objetivo é gerar trocas e impulsionar a economia cultural”, afirma a direção do grupo.

Já a House of Zion encerra a programação com um baile inspirado na cultura ballroom. Nascido em Nova York em 2007, o coletivo reúne majoritariamente pessoas negras, LGBTQIAPN+, latinas e periféricas. A célula brasileira, ativa desde 2016, organiza balls, performances e ações de prevenção ao HIV/Aids em São Paulo, Brasília e Manaus. Segundo integrantes, a proposta é “criar um espaço seguro para a expressão de gênero e raça por meio da arte do vogue”.

O evento é acessível para cadeirantes e pessoas com deficiência auditiva, tem classificação livre e ingressos gratuitos que podem ser reservados pela plataforma Sympla. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone (11) 98562-3533.

Com o encerramento desta edição, a organização já estuda novos formatos para 2026, mantendo o compromisso de valorizar artistas negros e ampliar o alcance da música negra em São Paulo.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*