
A Petrobras assinou nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o contrato que libera o início da construção de quatro navios, parte do programa de renovação da frota da companhia.
O anúncio ocorreu na abertura da Navalshore 2025, principal feira da indústria marítima da América Latina, realizada no Rio de Janeiro até 21 de agosto. As embarcações serão contratadas pela subsidiária Transpetro.
De acordo com o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, as primeiras etapas de fabricação ficarão a cargo da Ecovix, proprietária do Estaleiro Rio Grande, localizado no Rio Grande do Sul. Os trabalhos de acabamento e comissionamento ocorrerão no Estaleiro Mac Laren, em Niterói, região metropolitana do Rio.
Durante a cerimônia, o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes Dias Batista, ressaltou a importância da iniciativa. “Isso tudo é a riqueza do Brasil, e o desenvolvimento dela só é possível por meio de políticas públicas de Estado”, afirmou.
O presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, destacou o cenário favorável para o setor. Segundo ele, há demanda crescente por embarcações de apoio marítimo, além de oportunidades na reciclagem de navios e estruturas offshore no país.

Imagem: André Ribeiro
A Petrobras não divulgou o valor do contrato nem o cronograma detalhado das entregas, mas reforçou que o projeto integra a estratégia de modernizar e ampliar a capacidade logística de transporte de combustíveis e derivados.
As quatro novas unidades se somam a outras encomendas planejadas pela estatal para reduzir custos operacionais, aumentar a segurança e impulsionar a indústria naval brasileira.
Faça um comentário