Cantora Preta Gil morre aos 50 anos

A cantora fazia um tratamento nos Estados Unidos

A cantora e empresária Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em Nova Iorque, onde realizava tratamento contra um câncer no intestino. Ela estava nos Estados Unidos desde maio. A família divulgou uma nota oficial nas redes sociais informando o falecimento e os trâmites para o traslado do corpo ao Brasil.

“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, informou a nota, publicada no perfil de seu pai, o músico Gilberto Gil.

Diagnóstico e trajetória com a doença

Preta Gil foi diagnosticada com um adenocarcinoma na porção final do intestino no início de 2023. O diagnóstico foi revelado pela própria artista após internação na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. A doença a impediu de participar do Bloco da Preta no carnaval daquele ano.

Carreira artística e legado

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil iniciou sua carreira musical em 2003 com o álbum Prêt-à-Porter. A capa do disco causou repercussão, mas foi com sua música e presença de palco que consolidou sua trajetória. Lançou quatro álbuns e realizou shows por todo o país, além de ser figura presente no carnaval carioca.

Repercussão e condolências

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou nas redes sociais, lamentando a morte da cantora. “Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela”, escreveu. Lula também afirmou ter telefonado para Gilberto Gil para prestar condolências.

Preta Gil completaria 51 anos no dia 8 de agosto. Ela deixa um filho, Francisco Gil.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*