Rio Web Fest 2025 exibe 300 produções e celebra podcasts

A 11ª edição do Rio Web Fest 2025 leva à Cidade das Artes Bibi Ferreira, de 28 de novembro a 1º de dezembro, mais de 300 webséries e podcasts vindos de 40 países. Com entrada gratuita, o festival apresenta sessões de exibição, painéis, oficinas, rodadas de negócios e a tradicional cerimônia de gala que distribuirá 80 prêmios.

Os podcasts ganham espaço destacado neste ano. Entre os indicados estão “Ninguém Com Esse Nome”, estrelado por Cláudia Abreu, e “Angola Janga”, com Luís Miranda. A categoria, em expansão, reforça a vocação do evento para acompanhar as mudanças do mercado de audiovisual independente.

Durante quatro dias o público poderá assistir às séries da mostra competitiva em uma sala de cinema exclusiva, além de participar de palestras e atividades de networking. O Estúdio Petrobras receberá debates com convidados nacionais e internacionais das 10h às 20h, enquanto o Estúdio Rio Web Fest oferecerá oficinas de roteiro de comédia, escrita criativa e coprodução internacional.

Entre os convidados estrangeiros confirmados estão Jon, representante dos Produtores Independentes do Canadá; Ned Donovan, criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção; e Csongor, fundador do mais antigo webfest da Alemanha. Também participam profissionais da Coreia do Sul, Estados Unidos e diversas regiões brasileiras.

No panorama nacional, séries como “Rotina”, “Depois da Meia-Noite”, “Os Analistas” e “Som & Fúria” lideram o número de indicações. Luciana Vendramini concorre a Melhor Atriz de Drama por “O Despertar de Alice”. Produções internacionais como “Ruby” (França), “Buried” (Austrália), “My Dead Mom” (Canadá) e “Denis Danger” (Canadá) figuram entre as mais lembradas nas categorias de roteiro, direção e atuação.

Além das webséries, o festival destaca podcasts de grande alcance, como “Projeto Humanos”, “Não Inviabilize”, “Um Milkshake Chamado Wanda” e “Durma com Essa”. Para o fundador do evento, Leandro Silva, “os criadores independentes têm hoje ferramentas de distribuição acessíveis, mas se destacar nesse mar de conteúdo é um desafio”.

A Petrobras patrocina o Rio Web Fest 2025 por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o que permitiu ampliar estrutura e oferta de atividades. “Temos potencial para apresentar uma programação plural e dar mais oportunidades a criadores de todo o Brasil”, afirma o cofundador Daniel Archangelo.

O ponto alto será o Rio Web Fest Awards, em 1º de dezembro, na Grande Sala da Cidade das Artes, onde serão entregues 80 prêmios e chancelas internacionais. Toda a programação — presencial e online — ocorre das 11h às 19h e é aberta ao público.

Serviço
Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Data: 28 de novembro a 1º de dezembro de 2025.
Horário: 10h às 20h.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*