SP inicia vacinação de gestantes contra VSR para proteção neonatal

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo começa neste sábado, 6 de dezembro, a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante estará disponível para mulheres a partir da 28ª semana de gestação e tem como objetivo proteger bebês com menos de seis meses, faixa etária mais suscetível a infecções graves causadas pelo vírus.

Responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos, o VSR pode levar a hospitalizações prolongadas. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação materna apresentou eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves nos primeiros 90 dias de vida do recém-nascido.

Não há limite de idade para a mãe, e a recomendação é aplicar dose única a cada gestação. Aos sábados, o atendimento ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h. De segunda a sexta-feira, a aplicação é feita nas Unidades Básicas de Saúde, no mesmo horário. Para receber a dose, a gestante deve apresentar documento de identificação e comprovante das 28 semanas de gravidez.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Araújo, destaca que “vacinar a gestante garante a proteção dos recém-nascidos nos primeiros meses de vida, quando eles são mais vulneráveis”.

A prefeitura orienta que a disponibilidade de doses seja conferida no site Olho na Fila, enquanto endereços das unidades podem ser consultados na plataforma Busca Saúde. Como o imunizante pode ser administrado simultaneamente a outras vacinas, o município recomenda que as gestantes aproveitem a visita ao posto para atualizar os esquemas contra influenza e covid-19.

Na rede privada, a dose contra o VSR pode custar até R$ 1,5 mil; por isso, a oferta no sistema público é vista como oportunidade de ampliar a cobertura e reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares pediátricos.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*