Vendavais e desabamentos ferem oito e deixam 12 desalojados em SP

As chuvas intensas que se estenderam de domingo (21) para segunda-feira (22) provocaram vendavais em São Paulo e resultaram em oito feridos, além de 12 pessoas desalojadas, informou a Defesa Civil estadual. Até o momento, não há registro de mortes nem desaparecidos.

Conforme o órgão, os principais incidentes foram destelhamentos, quedas de árvores, desabamentos e colapso de estruturas. O mau tempo atingiu ao menos 25 municípios, entre eles Rancharia, Ourinhos, Santa Fé do Sul, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Marabá Paulista, Peruíbe, Marília, Santos, Praia Grande, Jundiaí, São José dos Campos, Piracicaba, Jahu, Caieiras, Nova Odessa e Osasco, além da capital.

O Corpo de Bombeiros registrou, até as 16h10 de segunda, 642 chamados relacionados a árvores caídas, 26 referentes a desabamentos e 20 a enchentes em todo o estado.

A instabilidade veio acompanhada de rajadas de vento que superaram 99 km/h. A maior velocidade foi medida em Bragança Paulista (99,4 km/h), seguida de São Paulo, na estação Campo de Marte (98,2 km/h), e Piracicaba (95 km/h). Rajadas superiores a 85 km/h também ocorreram em Avaré, Congonhas, Bauru, Marília e Rancharia.

O fornecimento de energia foi afetado principalmente na Região Metropolitana. De acordo com balanço da Enel São Paulo das 17h34, cerca de 544 mil consumidores, o equivalente a 6,8 % da base atendida, permaneciam sem luz. Na capital, 388.478 clientes estavam sem energia; em Cajamar, quase metade dos domicílios (49,8 %) enfrentava interrupção.

Mesmo com a intensidade do temporal, a Defesa Civil não confirmou óbitos, e as equipes seguem monitorando áreas de risco. A orientação é que a população permaneça atenta a sinais de instabilidade em construções, evite áreas alagadas e acione imediatamente o telefone 199 em caso de emergência.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*