Após exoneração de Valeixo, Moro abandona governo Bolsonaro

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro confirmou a sua saída do cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Ele justificou a sua demissão do cargo dizendo que o presidente queria “interferir politicamente” na Polícia Federal ao exonerar, sem o seu conhecimento, o diretor-geral da Polícia Federal.

“Sobre a exoneração de Valeixo, fiquei sabendo pelo diário oficial. não assinei esse decreto”, disse. “Fui surpreendido, e achei que isso foi ofensivo”, disse. Ele destacou que, frente a isso, não tem mais como ficar no cargo. “Com essa exoneração, [Bolsonaro] mostra que não me quer no cargo”, afirmou.

Ao destacar que teria recebido “carta branca” de Bolsonaro para nomeações na pasta, ele avaliou que a exoneração foi uma “violação” desse acordo e uma “interferência política” na PF. “Não é só troca do diretor-geral, havia também intenção de trocar superintendentes”, prosseguiu.

“Presidente queria alguém para ligar, colher informações , colher relatórios de inteligência. Isso não é papel da Polícia Federal”, prosseguiu. “O grande problema é que não é tanto essa questão de quem colocar, mas por quê colocar, e permitir que seja feito a interferência política no âmbito da Polícia Federal”, prosseguiu.

“Lamento esse evento na data de hoje, estamos passando por uma pandemia, do covid-19, temos uma informação lamentável de 407 óbitos”, disse. “Foi inevitável, mas peço a compreensão. Não foi por minha opção”, complementou.

Carta branca
Moro informou nesta sexta-feira (24/04) que recebeu carta branca do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para nomear cargos da pasta quando foi convidado para participar do governo.

“O que foi conversado com o presidente foi que nós teríamos um compromisso no combate à corrupção”, destacou, em entrevista coletiva.

Segundo Moro, ele recebeu carta branca para nomear “todos os assessores desses órgãos, como da Polícia Federal”.

O pronunciamento surge logo após a exoneração do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, a pedido do presidente Bolsonaro.

Histórico
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, faz um pronunciamento nesta sexta-feira (24/04) após a exoneração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo.

Valeixo é nome próximo a Moro e foi indicado pelo próprio ex-juiz para a direção da PF.

Bolsonaro destacou, em rede social, que a exoneração foi feito “a pedido” de Valeixo. Aliados do ministro e servidores da PF, contudo, garantem: o pedido não foi feito.

Via Portal Metrópole e Agência Brasil

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*