16ª CineBH será realizada em setembro em diversos pontos da capital mineira

BH vai respirar cinema com a realização da 16ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, entre os dias 20 e 25 de setembro. Serão seis dias intensos de evento com muitas atividades gratuitas para todas as idades e públicos, em uma temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países, em conexão com as outras artes e em diálogo com a cidade. Além das atividades presenciais, a mostra também vai disponibilizar uma programação online, com exibição de filmes e debates, pela plataforma www.cinebh.com.br.

“A Mostra CineBH, é o evento de cinema da capital mineira, um espaço de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual e traz perspectivas e possibilidades do cinema do presente e do futuro. A partir de 2022, centra o foco no cinema latino-americano, criando pontes e conexões com os países vizinhos e ampliando as oportunidades de negócios para o cinema brasileiro”, ressalta Raquel Hallak, coordenadora geral do evento.

Ao longo de seis dias de programação oferecida gratuitamente ao público, a 16ª CineBH vai ocupar 10 espaços da capital mineira – Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Una Cine Belas Artes, Cine Humberto Mauro, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Filme de Rua, Praça da Liberdade, – e apresenta uma seleção de mais de 80 filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e mostras temáticas.

Promove debates, rodas de conversa, encontros de negócios. Investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de oficinas, masterclass e laboratório. Realiza o Cine-Expressão – A Escola Vai ao Cinema, programa que beneficia estudantes e educadores da rede pública de ensino e promove a Mostrinha de Cinema, dedicada ao público infanto-juvenil.

Descobrindo BH e Região

Uma das partes mais interessantes desta Mostra é poder aproveitar e conhecer diferentes pontos culturais da cidade e da região e também conhecer as delícias disponíveis para os visitantes nacionais e internacionais. A programação intensa de filmes de atrações vai ocupar diversos espaços como o Cine Humberto Mauro, localizado no Palácio das Artes. É um espaço para entretenimento, arte e cultura que já recebeu grandes nomes do cinema mundial em edições anteriores do evento e referência cultural nacional.

Outro local que vai receber os participantes é o Cine Theatro Brasil Vallourec localizado na Praça Sete, bem no coração da cidade. Um edifício lindo e histórico, que acaba de completar 90 anos e foi totalmente revitalizado. É o primeiro prédio da cidade sob a influência do estilo Art Déco e um marco na arquitetura do país.

A Casa da Mostra será um ponto central durante o evento, com ambientes agradáveis e espaços diferenciados, assim como o Sesc Palladium, um dos melhores e mais modernos locais para shows e espetáculos na cidade e também a Praça da Liberdade. Será a primeira vez que ela irá receber as sessões Cine-Praça, com exibições gratuitas de filmes para mais de 300 pessoas, em sua alameda central. O Circuito Cultural da Praça da Liberdade foi criado em 2010 para ser um dos mais importantes de Belo Horizonte e está cercado de espaços voltados para a arte, cultura e a preservação do patrimônio como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa FIAT de Cultura.

Entre uma atividade e outra, conhecer os sabores e saberes do Mercado Central e do Mercado Novo são ótimas opções para moradores e visitantes, pois são dois dos pontos gastronômicos mais ricos e interessantes da cidade. Tanto em um quanto no outro, os visitantes podem ter contato com artesanato, especiarias, queijos, doces, bebidas, temperos e sabores de Minas e tudo que a diversidade local tem a oferecer.

Na mesma linha segue o boêmio bairro de Santa Tereza, que também está no circuito de exibições da Mostra com o Cine Santa Tereza, que faz parte da história do país. Além de abrigar o evento desde a sua primeira edição, é também mais um cinema de rua da capital que mantém suas características originais e sua beleza arquitetônica. Santa Tereza hospeda uma infinidade de bares com os tradicionais petiscos mineiros, cervejas artesanais e cachaças locais. Ainda na mesma região, a Rua Sapucaí, localizada no bairro Floresta, é considerada um polo gastronômico de BH, possui uma paisagem incrível, com vista para o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. A rua ainda possui um mirante urbano, a mureta da Sapucaí, de onde é possível observar o pôr do sol em meio aos edifícios da cidade.

E quem quiser aproveitar e dar uma esticada e conhecer um pouco mais sobre a região, não pode perder a oportunidade de visitar o Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, que fica apenas 60 quilômetros de BH. De rara beleza, o museu interativo é sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do país, possui suas obras dispostas em todos os jardins, e é envolvido por muito verde.

Serviço:
16ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte
20 a 25 de setembro de 2022
Informações pelo telefone: (31) 3282-2366
Site oficial do evento: www.cinebh.com.br

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*