Fórum Inclusão da Diversidade: 10ª edição acontece em 19 de outubro

O Fórum Inclusão da Diversidade, um dos principais eventos promovidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP), retoma o formato presencial após duas versões digitais. Realizado com o apoio da ABRH-SP Regional Campinas, o evento marcado para o dia 19 de outubro, no Teatro do Estudante Iguatemi, vai debater as ações de inclusão da diversidade que vêm transformando as relações de trabalho nas empresas e a sociedade na última década. Em sua 10ª edição, o fórum organiza talks, rodas de conversa e apresentações de cases em torno do tema “O mundo está ficando chato justo – Uma década de mudanças. É só o começo.”

“O fato de chegarmos à décima edição do Fórum demonstra o pioneirismo da associação no engajamento de um tema e na consistência do debate para a ampliação da diversidade e a inclusão nas organizações e na sociedade”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Em 2012, quando foi realizado pela primeira vez, o evento tinha outro nome: Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Além da Lei de Cotas. Idealizadora do Fórum, a educadora Luiza de Paula destaca que já na edição inaugural as discussões evidenciavam não a deficiência, mas os potenciais produtivos e criativos e as capacidades sustentáveis para fortalecer a cultura de inclusão. “Embora fizéssemos uma clara alusão ao artigo 93 da Lei nº 8.213/1991, popularizada como ‘Lei de Cotas’, nossas propostas foram além do cumprimento legislativo para contemplar uma realidade mais justa, com oportunidades para todos, independentemente das características e condições das pessoas”, explica.

Edição após edição, o evento agregou à condição da pessoa com deficiência outros indicadores sociais que passaram a nortear novas propostas. Assim, em um ambiente mais amplo de debates, o evento passou a se chamar Fórum Inclusão da Diversidade.

“Há menos de dez anos, além de pessoas com deficiência, não teríamos a possibilidade de ter no Fórum grupos de pessoas trans, negras, com mais idade, entre outros”, observa Samanta Lopes, cocriadora do Fórum na Coordenação de Talentos. Hoje, ressalta a mestra em Diversidade e Inclusão, a realidade da diversidade caracteriza este evento, reconhecido pela pluralidade de ideias e propostas. “O Fórum é diferenciado também por trazer pessoas que realizam trabalhos incríveis de inclusão, mas que não têm tanto destaque na mídia”, completa.

Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais da ABRH-SP, reconhece que participar da realização do Fórum é uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional. “É um privilégio poder sensibilizar pessoas e organizações em prol da inclusão da diversidade. Tenho a certeza que o evento vem contribuindo com muitas mudanças positivas”, afirma.

O diretor Luiz Drouet reforça a intenção da ABRH-SP em realizar anualmente o Fórum Inclusão da Diversidade. “A perspectiva é de que o evento aconteça todos os anos, até que esta temática seja superada. Nossos esforços convergem para o momento de termos uma sociedade mais justa e com oportunidades equitativas”, conclui.

Serviço
10º Fórum Inclusão da Diversidade
Data: 19 de outubro, das 9h às 18h
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi
Shopping Iguatemi Campinas – Av. Iguatemi, 777 – Campinas (SP)
Informações e inscrições: http://abrhsp.org.br

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*