Professor usa a música para silenciar a guerra no Rio e vídeo emociona e viraliza nas internet

Foto: Reprodução Facebook

Quando os tiroteios começam perto do Ciep em Paciência, no Rio, o professor Roberto Ferreira pega seu violão e leva os alunos para cantar no corredor, o único local protegido. A cena é rotineira para crianças que estudam no Ciep Roberto Morena, em Paciência, mas desta vez foi filmada e, ao ser compartilhada no Facebook, teve mais de 200 mil visualizações em apenas três dias.

Com violão nos braços, o professor canta com um grupo de pequenos para distrai-los de um tiroteio que ecoa do lado de fora da escola, em Paciência. Sentadas no chão, umas 30 crianças de até 11 anos cantam e gesticulam como se fosse dia de festa. Foi na manhã de sexta-feira, dia 26. Mesmo sem saber quem era o professor, o secretário municipal de Educação, Cesar Benjamin, compartilhou o vídeo em sua página na rede social, dizendo que “são esse heróis que seguram a rede” e “me dão força para prosseguir”.

‘Tem muita gente me procurando, o próprio secretário acabou de telefonar. Quer me encontrar na quinta-feira,conta, surpreso, Roberto de Oliveira Ferreira, de 56 anos, que leciona há 14 na unidade escolar. ‘Já fiz isso muitas vezes. Quando acontece um tiroteio no entorno, as crianças pensam no pai, na mãe e entram em desespero. Coloco todas no corredor, que está sempre limpinho, e vamos cantar. Elas até esquecem dos tiros, é o milagre da música’, resume.

Às vezes o “espetáculo” é breve, apenas quinze ou vinte minutos. Outras, dura quase o tempo de um show de verdade – houve dias em que a cantoria passou de uma hora. No episódio de sexta-feira passada, os tiros passavam muito perto da escola. O diretor adjunto pediu a Roberto que começasse a cantar. “Claro”, respondeu, já pegando seu inseparável violão. A maioria das músicas que ele ensina é de sua própria autoria, não raro em parceria com professores de outras disciplinas. No vídeo que viralizou, estão todos cantando “Criança esperança”. Diz um trecho: “Para brotar do meu peito / dentro do meu coração / muita alegria, mil fantasias, paz e mais compreensão. /Música, brindes e cores / sonhos de um mundo melhor / força criança, criança esperança / fé que levanta o astral”.

‘Se você observar a coreografia verá que elas estão se comunicando em libras. Temos crianças com deficiência auditiva na escola, queria que todas participassem, por isso inclui essa segunda linguagem, depois de pedir às professoras que me ensinassem os gestos. Comecei a ver o brilho no olhar das crianças’, conta o professor, casado e pai de duas filhas.

Professor usa a música para silenciar a guerra no Rio

Com violão nos braços, um professor canta com um grupo de pequenos para distrai-los de um tiroteio que ecoa do lado de fora da escola, em Paciência: 'Quando acontece um tiroteio no entorno, as crianças pensam no pai, na mãe e entram em desespero. Coloco todas no corredor, que está sempre limpinho, e vamos cantar. Elas até esquecem dos tiros, é o milagre da música'. #JornalOGlobo

Posted by O Globo on Tuesday, May 30, 2017

Via Portal BK2 e com informações de O Globo

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Professor usa a música para silenciar a guerra no Rio e vídeo emociona e viraliza nas internet | JETSS – SITES & BLOGS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*