Tatuagem Maori é uma das mais procurada nos estúdios de tatuagem no Brasil

Sejam pequenas ou gigantes, as tatuagens tribais fazem sucesso nos estúdios de tatuagem. De acordo com Daniel Couto, proprietário do estúdio rotativo iTattooClub, normalmente, o público que mais busca este tipo de desenho é majoritariamente masculino, mas não é difícil se deparar com mulheres fãs do estilo

Bastante utilizadas em tribos, por isso o nome semelhante, as tribais são segmentadas com características diferentes, que remetem justamente aos grupos aos quais elas se originaram. “Por aqui, o que as pessoas mais buscam são as maoris”, conta Couto.

Surgidos na Nova Zelândia, com o povo local de mesmo nome, esses desenhos no corpo fazem parte da tradição cultural do país. Em uma entrevista ao portal Terra, Nattie Norman, descendente da tribo Ngati Kuri, explicou que os desenhos precisam “ser conquistados” e o membro da tribo tem consciência de que está recebendo a arte para que um trecho da história da humanidade seja traduzido e eternizado em sua pele.

Na mesma entrevista, Raimona Peni, membro da Ngati Tarawhai, contou que para os neozelandeses, as tatuagens representam a nobreza do ser humano. No Brasil, segundo Daniel Couto, as maoris são utilizadas para ornamentar os corpos. A inspiração pode ter origem, inclusive, em famosos.

Um grande expoente das maoris no mundo é o ator americano Dwayne Johnson, o “The Rock”, que possui uma enorme tatuagem tribal em seu braço esquerdo, invadindo o peitoral. Já na ficção, também é possível encontrar os tribais: no filme Aquaman (2018), o ator Jason Momoa teve os dois braços, peito e abdômen pintados para representar o personagem que tem uma relação muito próxima com o mar.

“Os clientes que nos procuram para desenhar maoris nos dizem, em sua maioria, que o objetivo é afastar a inveja alheia e atrair riquezas para sua vida”, diz Couto. Outros estilos tribais conhecidos no Brasil são as Celta e as Hawaii, que, normalmente, têm esse mesmo arcabouço de interpretações nos desenhos.

Para Daniel, a tendência é que nos próximos anos a busca por este estilo, justamente por seu conceito mais adornado e enfeitado, continue crescendo no País. O culto à beleza tem aumentado entre os brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Google/YouTube em 2018. Em todo o mundo, o Brasil ficou com a segunda colocação em um ranking de populações que mais pesquisam como propiciar mais beleza a si próprio.

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