Casa das Rosas abre mostra com livros infantis sobre diversidade sexual

Um convite à reflexão, ao amor e à liberdade serão expostos em formato de livros em aquarela que educam e divertem

Safo-450x197Diante das discussões cada vez mais acaloradas, principalmente nas redes sociais, sobre identidade de gênero e diversidade sexual, a Casa das Rosas abre seu espaço para crianças e adultos tratarem do tema, a partir do dia 12 de abril, com a mostra AMAR – Coletânea de Livres Infantis. O museu promove o diálogo sobre a questão LGBT de uma forma humana e sensível, através da literatura, para despertar novos olhares e reflexões para as gerações futuras.

Na mostra, serão apresentadas quatro obras literárias sobre diversidade sexual e identidade de gênero, narradas com delicadeza por meio de traços de aquarelas e elementos naturais. Os textos foram escritos por Rosana Urbes, Cris Eich, Mateus Rios, Marcia Misawa, Thiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Vinicius Cardoso. Eles desenvolveram diálogos poéticos escritores importantes do passado com Safo, Ovídio, João Guimarães Rosa e Frida Kahlo.

A coletânea de livros infantis será lançada com uma exposição das obras originais na Casa das Rosas e atividades culturais relacionadas ao tema.

Confira a programação:

Terça – 12 de abril
Às 18h – Apresentação da harpista Sole Yaya na noite de abertura

Sábado – 23 de abril
Das 14h às 16h – debate “A diversidade sexual na literatura infantil – A Política Pública e o Mercado Editorial”

Domingo – 24 de abril
Das 10h às 12h – Oficina de Expressão Artística com Marcia Misawa
Das 14h às 16h – debate “A diversidade sexual na literatura infantil – A Pedagogia e a Psicologia”

 

AS OBRAS

SAFO
“Livre” abertura de Rosana Urbes. Depois do premiado curta-metragem de animação “Guida”, a artista dá sequência à sua pesquisa sobre o feminino com a homenagem à poetisa grega Safo. Uma evocação e celebração às musas da Grécia Antiga e às mulheres. Epifania em aquarelas, flores e folhas colhidas da natureza de São Paulo. A letra L.

EU
“Livre” haikai do ilustrador Mateus Rios e do cineasta e escritor Thiago Minamisawa. O poema de Narciso, escrito por Ovídio, foi o ponto de partida para uma reflexão artística sobre o autoconhecimento, a beleza e o afeto, para assim transpor os reflexos superficiais do homem. A letra G.

NONADA
“Livre” manifesto da artista plástica Cris Eich e do roteirista e jornalista Bruno H Castro. Uma homenagem a João Guimarães Rosa e ao amor de Diadorim e Riobaldo, personagens de “Grande Sertão: Veredas”. Epopeia lúdica e antropofágica. A poesia concreta narra a geração, o parto e a infância de um novo tempo da humanidade. A letra B.

EXISTO
“Livre” diário da artista Marcia Misawa e do cineasta e jornalista Vinícius Cardoso. Uma criança trans relata sua história em um caderno de descobertas e reflexões. Os escritos de Frida Kahlo e Clarice Lispector foram os pontos de partida, assim como as oficinas do AMAR no projeto Transcidadania, em que os relatos de alunos e alunas inspiraram a poesia do diário, que fala da beleza de se revelar e existir. A letra T.

Serviço:
Mostra AMAR – Coletânea de Livres Infantis
De 12 a 30 de abril de 2016
Realização Exposição: Thiago Minamisawa, Vinícius Cardoso e Bruno H. Castro
Produção: Daniela Santos e Baile Soluções Culturais
Entrada gratuita

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*