CPTM expande a venda de bilhetes unitários por meio de QR Code

Adoção da tecnologia proporciona agilidade aos usuários da CPTM e redução de custos operacionais à empresa

Com o objetivo de facilitar o pagamento das passagens para quem adquire bilhetes unitários, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), implementou na Estação USP Leste, na Linha 12-Safira, a bilhetagem via QR Code, ou Código QR (Quick Response – resposta rápida), é uma solução inovadora, que proporciona agilidade aos usuários do transporte público e redução de custos operacionais à empresa.

Para usar o sistema, o usuário deverá adquirir o bilhete unitário, que será impresso com o código, na bilheteria da estação. Depois é só aproximar o bilhete do bloqueio adaptado para a leitura deste tipo de cartão para ter o acesso liberado. Nos primeiros quinze dias, a venda desse bilhete estará disponível das 10h às 16h e colaboradores orientarão os passageiros sobre o novo sistema na Estação USP Leste.

O serviço foi lançado, em outubro, na Estação Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa. Neste mês já está disponibilizado nas estações Vila Aurora, na Linha 7-Rubi, e Autódromo, na Linha 9-Esmeralda. As próximas estações serão Lapa, na Linha 8-Diamante, a partir de 5/12, e Dom Bosco, na Linha 11-Coral, dia 12/12.

As estações selecionadas são as que apresentam maior percentual de utilização de bilhetes unitários. Na CPTM, cerca de 20% dos usuários utilizam bilhetes magnéticos unitários (Edmonson) para acessar o sistema.

A viabilidade da implantação definitiva do sistema QR Code para o pagamento das tarifas será analisada durante o período de testes, que é de seis meses. Caso se comprove a viabilidade de implantação definitiva, futuramente, o QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais (Edmonson), como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários.

O novo sistema de bilhetagem foi desenvolvido pela Autopass, parceira da CPTM nesta fase de testes, e que já realizou um projeto piloto no Terminal Santo André do Corredor ABD da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU, entre julho e agosto passado.

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*