Década de 1980 invade o Sesc Belenzinho durante a Virada Cultural

Os anos 1980 têm um espaço reservado no coração de todos nós. Foram anos de roupas coloridas, músicas dançantes e a popularização dos videogames. Nas telas dos cinemas estrearam clássicos como “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick, “E.T. – O Extraterrestre” (1982), de Steven Spielberg, e “De Volta Para o Futuro” (1985), de Robert Zemeckis, enquanto nas rádios Michael Jackson e Madonna botavam todo mundo para dançar.

Pensando nisso, a programação do Sesc Belenzinho durante a Virada Cultural está pautada em relembrar a inesquecível década de 1980. Pode tirar aquela japona de náilon do armário, ressuscitar a polaina de lurex e matar a saudade dessa época tão amada e controversa. A programação terá aulas de dança, performances, oficinas de fotografia retrô, automaquiagem, estamparia e outras atividades incríveis.

Veja abaixo:

Abravana Pulo do Grito
Com Dudu Bertholini e Ricardo de Cástro

 

 

 

 

 

 

Realização da performance participativa intitulada Abravana Pulo do Grito. O público será instigado pela dupla, Dudu e Rick, à realizar uma ação pontual e impactante em frente a uma colagem de caráter instalativo elaborada pelo artista Ricardo Càstro, dando um pulo e um grito utilizando um figurino feito pelo estilista Dudu Bertholini.

Sábado, dia 21, às 21h


Você nos Filmes dos Anos 1980
Com RZP Filmes

 

 

 

 

 

 

A instalação é um miniestúdio de gravação que permitirá a participação do público em filmes clássicos da década de 1980.

Sábado, dia 21, às 19h


Baile Silencioso: Anos 1980
Com DJ Simoníssima e DJ Enéas

 

 

 

 

 

 

No Baile silencioso, dois DJs tocam, simultaneamente, sucessos dos anos 1980. Porém, as músicas só podem ser ouvidas a partir de um fone de ouvido, que permite ao público escolher qual DJ quer escutar. Para quem está de fora: silêncio. Para quem está com fone: duas opções de música. A Dj Simoníssima é conhecida pelos seus sets criativos e “buena onda”, recheados de músicas para bailar, brasileiras e de outras bandas. O DJ Eneas Neto é um dos fundadores da famosa festa paulistana “Trash 80´s”, que desde 2002, traz os clássicos da década de 1980 para a pista de dança.

Sábado, dia 21, às 22h30


Jam 80’s
Cia Discípulos do Ritmo

 

 

 

 

 

 

O público será envolvido em uma jam de danças urbanas embaladas pelo repertório musical dos anos 1980. Coreografias e pequenas sequências de Boying, Popping, Locking e Wacking se alternam com improvisações nas quais todos podem dançar inseridos em uma situação de trocas e aprendizados divertida. A direção geral é de Frank Ejara e do DJ Niko. Os dançarinos são Monika Bernardes e Silva, Jefferson Paulo Moreira, Evandro Ferreira da Silva, Telmo Rodrigues Rocha, Vinicius Henrique Garcia Azevedo, Filipe Martiniano Couto, Cristiane Ramos dos Santos, Daniela Alves, Andre Luiz Barbosa Martins, Edi Carlos Jose Andrade e Israel Ramos Da Silva Neto.

Sábado, dia 21, às 23h


Karaokê na Praça – Edição 80’s

 

 

 

 

 

 

Criado em 2014, o Karaokê na Praça já teve diversas edições. Na Virada Cultural do Sesc Belenzinho, o público escolherá as músicas em um cardápio com os sucessos dos anos 1980.

Sábado, dia 21, às 23h


Cabaré 80
Com Cínica Cia. de Teatro e Cabaré Falocrático

 

 

 

 

 

 

A década de 1980 teve nomes expoentes na literatura nacional. Tidos como poetas marginais muito das obras atualmente se restringem a poucos apreciadores. A Cínica Cia junto com os atores do espetáculo Cabaré Falocrático criam uma intervenção na qual estas palavras esquecidas ganham foco. Gerida como um Cabaré de variedades, os participantes desta intervenção apresentam números musicais e teatrais.

Sábado, dia 21, às 23h59


Jam e o Baile Black – A Rua é Show
Com Nelson Triunfo

 

 

 

 

 

 

Impulsionados pelos novos ventos que sopram na cidade de São Paulo e despertam a vontade de ocupar praças e ruas como locais de encontros afetivos e de retomada de consciência de valores humanos, esta jam de danças de rua celebra o encontro de diversos artistas com o público. A missão é reviver um importante momento da cultura paulistana e relembrar uma geração que agitava o centro da cidade na década de 1980. Vamos reviver os pioneiros na ocupação da rua para atividades culturais. Participam da ação o grande Nelson Triunfo e os artistas Mr Jeff, Darlita Luiz Albino, Daniela Alves David, Renan Paulo Moreira, B.Boy Cidinho, DJ Fabinho e Jean B.

Domingo, dia 22, às 01h


Pista de Dança dos Anos 1980
Com Visualfarm VJs

 

 

 

 

 

 

Pista de dança com performances de VJs nas paredes e teto de um domo. As músicas e imagens projetadas remetem aos anos 1980.

Domingo, dia 22, às 01h


Ritmos dos Anos 1980

 

 

 

 

 

 

Ritmos diversos que remetem ao movimento dançante da década de oitenta. É necessário traje adequado para a prática.

Domingo, dia 22, às 16h


Patins 80´s

 

 

 

 

 

 

Pista de patins para quem quiser aprender a patinar ou para quem já pratica a modalidade. Dentro de um domo com projeções e músicas que remetem aos anos 1980, o público tem a experiência de patinar com o modelo “quad” – aqueles de 4 rodinhas paralelas -, típico da década.

Sábado, dia 21, às 18h
Domingo, dia 22, às 11h


Experiência Imersiva: Anos 80

 

 

 

 

 

 

O público é levado de volta para os anos 80, através de uma experiência imersiva que traz referências do cinema, TV e músicas da década. As pessoas deitam em cadeiras confortáveis e assistem a um vídeo projetado em 360°, dentro de um domo.

Sábado, dia 21, às 18h
Domingo, dia 22, às 11h


Games e Brinquedos dos Anos 80

 

 

 

 

 

 

Atari, Mega drive, Fliperama, Pense Bem, Genius, Pogobol, Cara a Cara e muitos outros.
Um ambiente com os games e brinquedos ícones dos anos 1980.

Sábado, dia 21, às 18h


Polainas de crochê
Com Homem na Agulha

 

 

 

 

 

 

Aula aberta na qual os participantes aprendem a confeccionar polainas de crochê com Homem na Agulha. Inscrições com 30 minutos de antecedência.

Sábado, dia 21, às 18h, às 20h30, às 21h30


Criação de Adereços dos Anos 1980
Com Ateliê Mariposas

 

 

 

 

 

 

Oficina para a família confeccionar adereços que eram utilizados nos anos 1980. Inscrições com 30 minutos de antecedência.

Sábado, dia 21, às 19h, às 20h, às 21h e às 22h


Automaquilagem dos Anos 1980
Com Gabriel Weng

 

 

 

 

 

 

Aula aberta de automaquilagem que recria estilos dos anos 1980. Inscrições com 30 minutos de antecedência.

Sábado, dia 21, às 19h, às 20h, às 21h e às 22h


Crie sua estampa anos 1980
Com Joel Melo

 

 

 

 

 

 

Ícones, frases, personagens e outros elementos da década de 1980 viram estampas de camisetas. Nessa aula aberta, os participantes fazem a criação e tratamento de imagens e, depois, aplicam a estampa em camisetas. Inscrições com 30 minutos de antecedência.

Sábado, dia 21, às 14h30
Domingo, dia 22, às 14h30


Fotos Retrôs Instantâneas
Com Roger Sassaki

 

 

 

 

 

 

Retratos com filme analógico instantâneo como as antigas Polaroids. Seja registrado nesta Virada com o estilo fotográfico que marcou a década de 1980.

Sábado, dia 21, às 22h30


Fotografia New Wave
Com Fernanda Pittelkow

 

 

 

 

 

 

Utilizando a técnica de Light Painting, o público será fotografado no estilo New Wave. As pessoas entram numa sala escura e escolhem diversos acessórios que remetem à estética da década de 1980. Com chapéus, blusas de cores fortes, colares de pérolas, penas, jaquetas jeans, e muitas pulseirinhas de neon espalhadas pelo ambiente, elas são fotografadas com o auxilio de lanternas com filtros de muitas cores. Inscrições com 30 minutos de antecedência,

Sábado, dia 21, às 19h00


Por Dentro das Videocriaturas
Com Otavio Donasci

 

 

 

 

 

 

 

 

Por meio de recursos multimidiáticos, Otavio Donasci criou na década de 1980 as Videocriaturas: criaturas performáticas que, pela fusão com o vídeo, tecem relações entre corpo e tecnologia. Nesta apresentação as Videocriaturas são montadas e apresentadas pelo artista interagindo com os públicos, desvelando assim o processo de criação com os equipamentos da época: televisão analógica, VHS e cabos.

Sábado, dia 21, às 18h

 

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*