Escassez de água doce avança no mundo, diz ONU

Ilustração do planeta Terra com uma torneira, simbolizando a crise global de escassez de água doce, evidenciada pelo solo rachado e árido.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) revelam que a quantidade de água renovável disponível por pessoa caiu 7% na última década. Enquanto isso, a demanda por água continua a crescer em diversas regiões do mundo. A agricultura se destaca como o setor que mais consome água, em um cenário de diminuição da disponibilidade desse recurso vital.

Aumento do Estresse Hídrico

As informações foram divulgadas na atualização do sistema Aquasat 2025, que compila dados globais sobre água e agricultura. A FAO alerta que o aumento do consumo, combinado com a escassez estrutural em algumas áreas, intensifica o estresse hídrico e dificulta o uso sustentável dos recursos hídricos.

Consumo Agrícola de Água

A agricultura é responsável por cerca de 72% da captação total de água em várias regiões do planeta, consolidando-se como o principal setor consumidor. Esse padrão se observa na maioria dos países analisados pela FAO.

Diferenças entre Países de Língua Portuguesa

Entre os países de língua portuguesa, as diferenças na disponibilidade de água renovável são significativas. O Brasil e a Guiné-Bissau apresentam altos níveis de água renovável por pessoa. Em contraste, Cabo Verde enfrenta uma grave escassez, com menos de 600 metros cúbicos por habitante anualmente. Angola, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste têm níveis intermediários de disponibilidade.

Uso da Água na Agricultura

Na maioria desses países, a agricultura é o maior consumidor de água. Em Moçambique e na Guiné-Bissau, o setor agrícola representa mais de 70% da captação de água. Em Timor-Leste, esse percentual ultrapassa 90%. Por outro lado, Portugal e Angola apresentam uma distribuição mais equilibrada entre os usos agrícola, industrial e urbano.

Brasil e a Irrigação

O Brasil se destaca também pela extensão das áreas equipadas com sistemas de irrigação. O país ocupa a 9ª posição mundial em relação à área com tecnologias de irrigação avançadas, que visam o controle e a eficiência no uso da água.

Desafios Futuros

A crescente escassez de água doce representa um desafio significativo para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. A FAO enfatiza a necessidade de estratégias eficazes para gerenciar os recursos hídricos, especialmente em regiões mais afetadas pela escassez.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*