Fórum vai discutir o papel da Mídia Brasileira na era da “Pós-Verdade”

No dia 4 de abril, a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) promove, no Hotel Tivoli São Paulo – Centro de Convenções Alameda Santos – o fórum “O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade”. O evento contará com a participação de diversos comunicadores, com a missão de discutir os desafios do jornalismo em um período marcado pelo crescimento das chamadas “fake news” – notícias falsas, e dos fatos alternativos que costumam ser propagados em larga escala, gerando danos diversos à sociedade e aos processos éticos e democráticos da informação.

Oo presidente da ANER, Fábio Gallo, abordará a importância da credibilidade da informação na era da pós-verdade e o protagonismo da entidade nesta discussão; o jornalista, colunista da rádio USP e professor acadêmico, Carlos Eduardo Lins da Silva, falará sobre o significado do tema para o jornalismo e mídia brasileira. O objetivo é estabelecer um parâmetro à sociedade sobre fatos e boatos (ou mentiras). Já Lins da Silva discutirá, ainda, em um talk show, com a participação do diretor de redação da Revista Época, João Gabriel de Lima, a chamada “bolha informativa” e seus efeitos na comunicação.

O secretário nacional de Previdência Social, Marcelo Caetano, é um dos palestrantes e dará exemplos de noticias falsas divulgadas sobre a reforma da previdência. No programa, o filósofo, Luiz Felipe Pondé, proporá uma reflexão sobre os males de uma sociedade que acredita em mentiras.

O que está por trás de uma onda de ataques ao jornalismo e ao surgimento da indústria de falsas notícias? Este será o tema da apresentação do professor e jornalista, Eugênio Bucci, que estabelecerá uma crítica sobre o descompromisso com a verdade factual e a ética, seja nas relações políticas ou de imprensa.

No último módulo do evento, a jornalista Mônica Waldvogel entrevista os presidentes da Associação Nacional dos Jornalistas (ANJ), Marcelo Rech; Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Paulo Tonet; e ANER, Fábio Gallo. O encerramento será realizado pelo diretor geral da editora Globo e Infoglobo, Frederic Zoghaib Kachar.

Serviço:
“O Papel da Mídia Brasileira na era da Pós-Verdade”
Data: 4 de abril de 2017
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Hotel Tivoli / Mofarrej – Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira Cesar – SP.
Evento destinado aos profissionais de comunicação
Gratuito – Total de 250 vagas
Inscrições: (11) 3030-9390 ou aner@aner.org.br
Informações: www.aner.org.br

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Fórum vai discutir o papel da Mídia Brasileira na era da “Pós-Verdade” | JETSS – SITES & BLOGS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*