Museu Catavento ganha réplica de mecanismo desenvolvido há mais de 2 mil anos pelos gregos

A partir de junho o acervo fixo do Catavento contará com réplica do primeiro computador mecânico da humanidade

O Museu Catavento, museu de Ciência e Tecnologia de São Paulo, ganha um novo experimento na seção do Universo: o Mecanismo de Anticítera, que auxilia no estudo do universo e foi construído pelos gregos há mais de 2 mil anos.

A inauguração da primeira réplica sólida do mecanismo, feita no Brasil, acontece no dia 3 de junho (sábado), seguida de palestra, às 14h00, da professora de História da CiênciaBeatriz Bandeira, da Universidad Nacional de Tres de Febrero – UNTREF/Buenos Aires, que construiu a réplica, em parceria com Júlio Couxil, da Universidad Autónoma de Madrid – UAM/Espanha.

O experimento permitirá ao público do Museu acesso aos novos conhecimentos sobre o Universo de forma didática, estimulando crianças, jovens e adultos a descobrirem os segredos da astronomia, além de oferecer uma reflexão sobre a precisão do passado e do presente. A engenhosidade da construção e funcionamento do Mecanismo de Anticítera revela, por meio de um sistema geocêntrico, as posições do Sol (dias e ano), as fases da Lua, das estrelas e, prevê ainda, jogos olímpicos (data), eclipses lunares e solares (data e hora).

A réplica foi doada pelos professores de História da Ciência Beatriz Bandeira, da UNTREF/Buenos Aires e Gildo Magalhães dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), para o Catavento Cultural e Educacional.

Sobre o Mecanismo Anticítera
Encontrado em 1901, no Mediterrâneo, o Mecanismo de Anticítera é composto por mais de 30 engrenagens de bronze, que, movidas por uma manivela, mostram os surpreendentes acontecimentos do céu. Investigado por mais de 100 anos por historiadores da ciência, astrônomos, filólogos, filósofos, arqueólogos, matemáticos, físicos, engenheiros, com o uso de altas tecnologias revelaram que o Mecanismo de Anticítera é um computador mecânico construído pelos gregos há mais de 2.200 anos.

Serviço:
Exposição de réplica inédita do Mecanismo de Anticítera no Museu Catavento
A partir de 03 de junho de 2017
Local: Subseção Astronomia (Seção Universo)
Palestra “Mecanismo de Anticítera: um computador mecânico” com a professora Beatriz Bandeira – UNTREF/Buenos Aires.
03 de junho de 2017, às 14h00
Local: Auditório (retirar senhas na bilheteria)
Museu Catavento
Onde: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.
Quando: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

1 Comentário em Museu Catavento ganha réplica de mecanismo desenvolvido há mais de 2 mil anos pelos gregos

  1. Sou a Professora Beatriz Bandeira que doou ao Museu Cultural Catavento aréplica do computador astronômico de 2200 anos; o mecanismo de Anticítera exposto no museu.
    Caso haja interesse posso enviar para divulgação.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Museu Catavento ganha réplica de mecanismo desenvolvido há mais de 2 mil anos pelos gregos | JETSS – SITES & BLOGS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*