Prefeitura do Rio lança edital para licitação do carro elétrico compartilhado

A Prefeitura do Rio abriu concessão para gestão e exploração do Sistema de Compartilhamento de Carros Elétricos. De acordo com o documento, a cidade vai ganhar sistema com 100 carros elétricos, 50 estações de recarga (cada uma com quatro pontos) e 200 vagas de estacionamento exclusivas nos bairros do Centro e da Zona Sul.

A Licitação da Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas (Secpar) prevê valor mínimo de outorga de R$ 1,5 milhão pago pela concessionária contratada para implementar e operar o serviço por cinco anos. Para a prefeitura, o modelo de compartilhamento surge como instrumento inovador para reduzir o uso privado dos veículos e incentivar mobilidade urbana mais ecológica e menos centrada no transporte individual. As empresas que se habilitarem para concorrer deverão apresentar propostas no dia 30 de maio.

Bairros que hoje demonstram maior geração e atração de deslocamento de veículos vão receber as 50 estações e as 200 vagas. Cosme Velho, Centro, Cidade Nova, Glória, Leblon, Laranjeiras, Botafogo, Urca, Catete, Copacabana, Leme, Flamengo e Ipanema atraem mais de 50% dos deslocamentos diários da cidade.

Veículos
Cinquenta veículos 100% elétricos devem comportar ao menos o motorista e um passageiro, ter quatro rodas, autonomia de 100 quilômetros, ar-condicionado, sistema de destravamento por cartão plástico ou aplicativo de telefone móvel e homologação pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Horário de funcionamento
Nos seis primeiros meses, o sistema vai funcionar todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, das 8h às 22h. A partir do sétimo mês, das 7h às 24h.

Totem de Recarga de Energia
O ponto de recarga será um totem com dispositivo eletrônico e conexão para troca de dados com central de monitoramento via dados celulares, redes locais ou metropolitanas e wi-fi.

Sensores de Vagas
Outra exigência do edital é o monitoramento das vagas por meio de sensores que vão transmitir os dados em tempo real para determinar chegadas, partidas, ocupação e disponibilidade das vagas de estacionamento. Esta informação será transmitida para o sistema central de gerenciamento.

Sistema de Cobrança
Deverá se dar por meios eletrônicos que permitam a fiscalização e a supervisão da prefeitura.

Monitoramento por Câmeras
O sistema terá câmeras para monitoramento, gravação, transmissão e armazenamento de imagens. A área de abrangência será a das estações de recarga com visualização nítida desses locais.

Atendimento ao Usuário
Website e mídias sociais, aplicativos de telefone móvel (obrigatório), totens de autosserviço nas estações de recarga (facultativo), atendimento telefônico com profissionais trilíngues (português, espanhol e inglês) e integração ao Serviço de Atendimento ao Cidadão 1746.

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*