Sesc São Paulo e Escola da Cidade realizam o XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade

Unidades do Sesc Campo Limpo, Consolação e Pompeia e a Escola da Cidade recebem convidados de diversos países para refletir sobre o uso dos espaços urbanos

parklets-546x409De 11 a 15 de abril, São Paulo será palco do XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade. Resultado da parceria entre a Escola da Cidade e o Sesc São Paulo, o evento reúne profissionais do Chile, EUA, Dinamarca, Colômbia, Turquia e Brasil para debater experiências de ocupação de espaços urbanos disponíveis para o usufruto do tempo livre.

Com a proposta de identificar possibilidades concretas para a constituição de novos espaços públicos, bem como pensar as diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender seus significados, o tema ‘Espaço Livre na Cidade’ é uma continuidade do Seminário de 2015, que trabalhou a temática ‘Tempo Livre na Cidade’ – quando foram discutidas as formas e meios de construção da apropriação deste espaço do lazer em nossas cidades – e reforça a parceria entre estas duas instituições tão atuantes na urbe de São Paulo.

“A motivação de ambas as instituições para entender melhor como os cidadãos vivem suas experiências do urbano é uma das razões da aproximação entre o Sesc e a Escola da Cidade na realização deste Seminário Internacional” afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo.

Além de ser um ponto de ação das instituições, Campo Limpo é também o primeiro local a receber atividades do Seminário que, refletindo sobre a ocupação do espaço urbano, propõe realizar-se em diferentes locais e bairros: Sesc Campo Limpo (11/4), Sesc Consolação(12 e 13/4), Sesc Pompeia (14/4) e Escola da Cidade (15/4) – além do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, onde ocorreram encontros preparatórios para o evento -, alimentando o debate junto aos convidados internacionais e nacionais sobre as particularidades do espaço livre da metrópole.

Entre os convidados estão Susan Chin (EUA) – Diretora Executiva do Design Trust for Public, Selva Gurdogan (Turquia) – Diretora do Studio-X Istambul, laboratório de pesquisas urbanas da Columbia University e o premiado arquiteto Felipe Uribe (Colômbia), entre outros.2014_09_22_fa_cicloativistas_6

“A discussão sobre os espaços livres da cidade visa identificar as possibilidades concretas para constituição de novos espaços públicos. A noção de espaço público, onde todas as atividades são lícitas e onde nos reconhecemos como cidadãos, é diretamente relacionada à condição urbana que construímos. Existem diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender o significado dos espaços públicos em nossas cidades e os convidados internacionais poderão ofertar esta multiplicidade de visões”, afirma Álvaro Puntoni, do Conselho Escola e Grupo Técnico da Escola da Cidade.

Inscrições gratuitas pelo portal SescSP | sescsp.org.br/espacolivre
Outras Informações no site www.escoladacidade.edu.br

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*