Produtividade Sustentável é tema de destaque na AUTOCOM 2016

A AUTOCOM, feira do setor de Automação da América Latina está em sua 18ª edição, do 5 até o dia 7 de abril, o evento traz como tema central a Produtividade Sustentável.

A atratividade nas plataformas de venda, experiência de compra inovadora, oferta de maneira inteligente, canais digitais e segurança são alguns dos diferenciais que um comerciante precisa para se destacar no mercado. “Hoje o cliente é muito mais exigente e antenado em todos os quesitos. Com isso, o varejista precisa também de novas estratégias para surpreender e fidelizar o consumidor. No evento os expositores irão apresentar o que há de mais novo em tecnologia e conectividade para encantar este cliente”, explica Araquen Pagotto, Presidente da AUTOCOM.

album_582_foto (27)Um dos exemplos de inovação é o Self checkout, ou auto-atendimento. Esta nova tendência promete apresentar muito mais agilidade e independência para o consumidor no momento da compra. Com a novidade, os clientes terão uma experiência de compra mais agradável, como por exemplo: menos fila, independência na hora da escolha do produto, entre outros benefícios. Por outro lado, com a adesão deste novo conceito, o varejista terá um aumento considerável na produtividade sustentável com índices acima de 30%. Além disso, o self checkout minimiza o trabalho e os custos de rotatividade de pessoal, diminui espaço de front-end e possibilita também um breve retorno do investimento.

“Hoje o cliente verifica tudo com seu próprio celular nas lojas. Ele consegue bipar o produto em qualquer local da loja, verificar preço, estoque, tamanho, cores, disponibilidade me outras lojas, desconto, inclusive selecionar o “avise-me quando chegar”. No próprio estacionamento de shoppings mesmo, o cliente não precisa mais ficar na fila para pagar, já pode pagar pelo seu celular a caminho do carro, sem qualquer tipo de problema ou inconveniente”, explica Pagotto.

Já quando falamos de mobilidade, entramos em um universo muito amplo que hoje é um dos principais atributos do novo comportamento do consumidor. O cliente moderno é móvel, e está sempre conectado, o que faz com que já não distingue mais on-line do off-line. Para ele, tudo está interligado e com isso o varejista tem que estar um passo a frente para não perder o cliente.

“Hojealbum_582_foto (14) o cliente conhece o produto na loja, compra pela internet, e vice-versa. Este consumidor é
multicanal, ou seja, compra em todos os tipos de canais, na hora que for conveniente e prático. Além disso, este consumidor pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais, sem encontrar qualquer tipo de problema”, explica o presidente. Para este cliente o importante é consumir, seja em lojas físicas, venda porta a porta, E-ecommerce, Mobile Commerce, TV Commerce, Social Commerce, etc.

Com isso, o varejista passou a entender que a tecnologia hoje é um investimento primordial, pois com uma tecnologia avançada e adequada para cada segmento, as vendas tendem a aumentar fazendo com que a empresa tenha um crescimento sustentável. “A produtividade é a base para um crescimento sustentável. Para enfrentar a crise atual, o varejista precisa de estratégias, disciplina, métodos e investimento em tecnologia para conseguir racionar os custos e defender margens para enfrentar a crise”, finaliza Pagotto.

Serviço:                                                                                                                                                          AUTOCOM 2016 – 18ª Feira e Congresso Internacionais de Automação para o Comércio
05 a 07 de abril de 2016
Congresso: das 9h às 11h30
Feira: das 10h às 18h
Expo Center Norte em São Paulo (Pavilhão Amarelo)

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