Apenas 38% dos brasileiros se sentem seguros para lidar com dinheiro, aponta pesquisa do SPC Brasil

Consumidor se dá nota 6,6 em administração do orçamento pessoal. 17% preferem pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito mesmo tendo dinheiro guardado

Somente quatro em cada dez (38%) consumidores brasileiros se sentem seguros para gerir e organizar a própria vida financeira. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais do país.

O levantamento mostra também que as pessoas acima de 55 anos (62,4%), os homens (43,1%) e os que fazem parte das classes A e B (60,6%) são os que mais se consideram capazes para lidar com o orçamento pessoal. A partir de uma escala que varia de um a dez, a nota média que o brasileiro atribui ao seu próprio nível de conhecimento para administrar suas contas é de apenas 6,6.

A nota é ainda menor quando levado em consideração o domínio que os entrevistados têm sobre temas como conhecimento sobre juros cobrados no cartão de crédito (nota de apenas 6,5), informações sobre os juros praticados em empréstimos (6,5), discernimento sobre os tipos de investimentos (5,3) e conhecimento sobre as aplicações financeiras com as melhores taxas de retorno (4,9).

“Desconhecer o mecanismo dos juros cobrados é perigoso, pois nesta modalidade a pessoa pode rapidamente perder o controle sobre uma dívida e ficar inadimplente. Além da busca por mais informações, controlar gastos, fazer um planejamento antes de ir às compras e evitar consumir por impulso são algumas atitudes simples que facilitam o planejamento financeiro do dia a dia”, conclui a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Segundo os especialistas do SPC Brasil, o principal risco na utilização do cartão de crédito é deixar de pagar a fatura ou optar pelo pagamento do valor mínimo.

Com isso o consumidor entra no crédito rotativo, permitindo que a dívida se transforme numa bola de leve acumulando juros sobre juros até a pendência atingir um patamar que muitas vezes extrapola o orçamento pessoal.

 

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*