Em menos de 24 horas, mais de 300 mil brasileiros foram afetados por promoção falsa que promete ovo de Páscoa grátis

Aproveitando a proximidade da Páscoa, hackers desenvolveram campanha falsa que promete um ovo de Páscoa grátis nas lojas Kopenhagen. O golpe está sendo disseminado via aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, e já afetou mais de 300 mil brasileiros apenas nas últimas 24 horas.

Segundo especialistas da PSafe empresa brasileira em segurança e performance mobile,  a falsa campanha funciona de modo similar ao golpe, também alertado pela empresa esta semana, que promete um cupom no valor de R$500 nas lojas O Boticário: o usuário recebe, via mensagens de contatos conhecidos ou de algum grupo do WhatsApp, um convite para participar da promoção.

Ao clicar no link do falso voucher, a vítima é direcionada para uma página na qual deve responder a três perguntas relacionadas à marca, como, por exemplo, “você fez compras na Kopenhagen no ano passado?”. Após respondê-las, é incentivada a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou grupos via WhatsApp para, a partir disso, ter acesso ao falso cupom que lhe dá direito a retirar um Ovo Língua de Gato nas lojas Kopenhagen.

Após o compartilhamento com amigos, o usuário é encaminhado para se cadastrar em sites maliciosos – que podem causar prejuízos financeiros – ou a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes virtuais. O ataque ainda conta com comentários falsos elogiando a promoção, com o intuito de validar o golpe como, por exemplo, “acabei de receber o meu”.

Para não se tornar uma vítima de hackers, é importante ter nos dispositivos móveis um antivírus com a função ‘antiphishing’ instalada, garantindo desta forma uma navegação segura na internet já que campanhas falsas utilizando a reputação de grandes marcas no Brasil não param de crescer.

Além disso, é aconselhável adotar um comportamento preventivo ao navegar na internet, por exemplo, manter o sistema operacional dos smartphones sempre atualizado, só fazer download de apps em lojas oficiais, como a Google Play, e desconfiar de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real ao entrar em contato diretamente com a empresa.

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Em menos de 24 horas, mais de 300 mil brasileiros foram afetados por promoção falsa que promete ovo de Páscoa grátis | JETSS – SITES & BLOGS

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*