Como as marcas podem se vender melhor nas feiras

Por Patricia Cotti

Não é de hoje que as feiras tornaram-se ferramentas importantes para o desenvolvimento de novos negócios. E, no Brasil, este é um segmento em ascensão: são mais de 2 mil feiras do gênero, nos mais diversos segmentos, segundo o estudo “Brasil: o país das Feiras”, considerando os calendários da União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Outro dado que chama a atenção é o volume de empresas envolvidas: em 1992, 7.500 apostavam neste setor. Mais de duas décadas depois, ele chega a algo em torno de 50 mil.

Não à toa: marcar presença nesses eventos tem sido uma das principais estratégias adotadas pelas empresas, principalmente para impulsionar as vendas. Além de promover o networking e fortalecer identidades, trata-se de uma chance única de se apresentar ao mundo corporativo. Entre estandes, palestras e cursos, é possível vender produtos e encontrar compradores em potencial. Sem contar a força conquistada entre clientes, colaboradores e consumidores finais.

Entretanto, para que o sucesso seja alcançado, é preciso dedicação, muito trabalho e, sobretudo, organização. E alguns pontos devem ser levados em consideração. Trabalhar com a máxima antecedência é um deles, pois quanto maiores os prazos destinados ao planejamento, maiores serão as vantagens e os benefícios a serem obtidos pelo participante. Outro ponto a ser considerado diz respeito às análises das condições a serem oferecidas, sejam elas humanas, financeiras ou de negócios pré, durante e pós-evento. Também é essencial definir as responsabilidades e funções de cada participante, o que será essencial para êxito ao fim da jornada. E, não menos importante, é necessário planejar minuciosamente a imagem do estande, pois ele é cara da empresa.

E, antes de decidir pela participação em alguma feira, o expositor também deve se fazer algumas perguntas:

1 – Por que expor?
Pense no motivo que o leva a um evento como uma feira de negócios. É vender mais? Conhecer novos fornecedores? Apresentar um novo produto ou serviço ao público? Com estas respostas, a participação terá o sucesso desejado.

2 – Vale a pena distribuir brindes?
O brinde não é apenas um agrado, mas um impulso para chamar a atenção e se destacar diante de tantos concorrentes. Escolha um que ajude a sua marca e, ao mesmo tempo, sirva para atrair clientes.

3 – Devo fazer uso da tecnologia?
Nos últimos anos, é inegável a modernização dos mais diversos setores e com o segmento das feiras não seria diferente. Logo, não é aconselhável deixar de fazer uso desse recurso. Estude o que mais se adequa ao seu negócio e o resultado será satisfatório para quem o visitar.

4 – E em relação aos meus vendedores/promotores? Como devo proceder?
É extremamente essencial contar com uma equipe bem qualificada. A concorrência é enorme em qualquer feira e é preciso desenvoltura para chamar a atenção dos visitantes em meio a tanta informação.
Por fim, lembre-se: negócio é sinônimo de números exatos. Coloque tudo na ponta do lápis para saber exatamente quanto poderá destinar à participação no evento ajudará a não ter dor de cabeça adiante com gastos além do previsto. Passada toda a correria, a experiência poderá ter valido, e muito, a pena.

Patricia Cotti é coordenadora acadêmica da Academia de Varejo e diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR).

 

 

 


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