Chama olímpica é acesa e marca início simbólico dos jogos Rio 2016

Cerimônia marcou o começo da turnê da tocha, que vai passar por 300 cidades brasileiras

eqjv6cs3h10g476cof02h1506Considerado o início simbólico dos Jogos Olímpicos, a cerimônia de acendimento da chama olímpica foi realizada, nesta quinta-feira (21), na cidade de Olímpia, na Grécia, atraindo a atenção do mundo inteiro. O evento contou com a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Grécia e leitura de poemas

Após uma pequena passagem na Europa, a chama vai desembarcar no Brasil no dia 3 de maio e vai passar por 300 cidades brasileiras antes de chegar ao Rio de Janeiro, palco da edição dos Jogos em 2016.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, exaltou a participação brasileira na organização dos jogos. “Vai ser o momento do Brasil, os Jogos do Brasil. Nossos amigos do Brasil estão escrevendo a história hoje”, afirmou Bach.

“A chama olímpica vai espalhar os valores olímpicos de tolerância, solidariedade e paz a todos os brasileiros e a todas as pessoas do mundo. O esporte junta as pessoas no espírito da amizade e do respeito. Em um mundo abalado por crises, a mensagem que a humanidade é maior do que as forças que nos separam é mais relevante do que antes. É a primeira vez que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul. O Rio de Janeiro, com apoio de todos os brasileiros, vai promover um espetáculo”, completou.

O primeiro atleta a receber a tocha olímpica foi o ginasta grego Eleftherios Petrounias. Na sequência, ele repassou o fogo olímpico ao bicampeão olímpico do vôlei brasileiro, Giovane Gávio.

“É um momento de muita alegria, muita emoção. É um momento mágico. Estou muito feliz de estar representando aqui todos os brasileiros nesse momento importante para a gente, que vai começar o tour da tocha, passando depois em várias cidades brasileiras e levando uma mensagem de alegria, de respeito, de união. Um sonho está se tornando realidade, muito legal”, disse Giovane.

Para o ministro do Esporte, Ricardo Leyser, a cerimônia promove a conexão entre os Jogos da Antiguidade (que surgiram em Olímpia, em 776 a.C.) e os Jogos da Modernidade e é repleta de simbolismos. “Aqui é onde tudo começou e onde os Jogos foram criados, imaginados. Na Grécia Antiga, havia tréguas de três meses antes e depois dos Jogos para que os guerreiros pudessem participar”, disse Leyser, que representa o governo federal brasileiro na cerimônia.

Chama olímpica – Turnê

O símbolo olímpico vai chegar à capital grega de Atenas na próxima quarta-feira (27). De lá, ela vai para Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo (30), a tocha vai ser levada ao Museu Olímpico, na cidade suíça de Lausanne. De lá, ela vai direto para Brasília, onde começará sua turnê pelas cidades brasileiras.

Exaltação às divindades

Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino. A chama que ficava exposta na entrada dos principais templos, como o de Olímpia, era acesa por meio de raios de sol com o uso da “skaphia”, um espelho côncavo. O objetivo do ritual era assegurar a pureza do fogo que queimaria permanentemente nos altares dos deuses Zeus, Héstia e Hera.

O Revezamento da Tocha Olímpica é um retrato das cerimônias que um dia fizeram parte dos Jogos da Antiguidade de Olímpia. A cidade, aliás, e a maneira rústica como a chama é acesa reforçam a conexão entre os Jogos da Antiguidade e os da Modernidade.

Anuncie sua Empresa, Serviço e Produto nos Classificados Expo por 1 ano - Apenas R$150,00. 
Saiba mais Clique Aqui.

CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*